Cuiabá, Sexta-Feira, 10 de Outubro de 2025
ASSISTÊNCIA SOCIAL
30.05.2025 | 17h40 Tamanho do texto A- A+

Várzea Grande convoca população para pré-conferências municipais

“Conferência é um planejamento participativo, onde cada cidadão poderá contribuir para a construção de uma Várzea Grande mais justa, inclusiva e solidária”, pontua a secretária Cristina Saito

Secom-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

"As pré-conferências são momentos preparatórios que possibilitam aos usuários dos serviços de assistência social, trabalhadores, gestores e a comunidade em geral, dialogar sobre os avanços e os desafios da política de assistência social no nosso Município. Queremos ouvir todos e construir juntos propostas que realmente façam a diferença", afirmou a secretária de Assistência Social de Várzea Grande, Cristina Saito.

 

Com esse convite, a Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, convoca toda a população para participar das pré-conferências municipais que antecedem a 11ª Conferência Municipal de Assistência Social.

 

O tema central deste ano — “20 anos do SUAS – Construção, Proteção Social e Resistência” — celebra duas décadas do Sistema Único de Assistência Social e propõe um espaço democrático de reflexão, avaliação e construção de propostas para o fortalecimento da política pública na área.

 

A secretária explica que para garantir escuta qualificada e participação ativa da sociedade, serão realizadas quatro pré-conferências nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) da cidade.

 

Nesta sexta-feira, 30 de maio, ocorreu o primeiro desses encontros no CRAS Cristo Rei, os demais estão marcados para os seguintes dias e locais, sempre das 14h às 17h: dia 3 de junho no CRAS Santa Maria, dia 5 de junho – CRAS Jardim Glória e no dia 10 de junho no CRAS São Matheus.

 

As discussões nas pré-conferências servirão de base para a Conferência Municipal, que contará com debates em torno de cinco eixos centrais: a universalização do SUAS, que visa garantir o acesso integral aos serviços com equidade e respeito à diversidade; o aperfeiçoamento contínuo do sistema, com foco na inovação, descentralização da gestão e valorização dos profissionais; a integração entre benefícios e serviços socioassistenciais, fortalecendo a proteção social e a inclusão; a gestão democrática com transparência e comunicação clara; e, por fim, a sustentabilidade financeira e a equidade no cofinanciamento, com mais investimentos e distribuição justa dos recursos públicos.

 

Cristina Saito reforça que a Conferência Municipal representa um momento estratégico para consolidar conquistas e apontar novos caminhos.

 

"A Conferência Municipal é o momento de unir vozes, reivindicar melhorias e reafirmar a importância da proteção social como direito de todos. Convidamos toda a sociedade de Várzea Grande a estar presente, a contribuir com suas ideias e a fortalecer o SUAS junto conosco".

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia