A secretária de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon, participou ontem (19), em Cuiabá, da 8ª reunião do Colegiado Intergestores Regional (CIR) e do Colegiado de Gestores Municipais da Baixada Cuiabana.
O encontro reuniu gestores de diversos municípios da região para tratar de pautas importantes voltadas à organização e ao fortalecimento da rede de saúde.
Mais uma vez, os participantes tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre o Programa do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (Cisvarc), apresentado pelo secretário-executivo, Neurilan Fraga, que destacou a finalidade do consórcio, seus benefícios e a importância da adesão dos municípios para ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.
Outro ponto de destaque foi a discussão sobre o estudo da Programação Pactuada e Integrada (PPI) de remanejamento da Baixada Cuiabana, proposta pela secretária municipal de Saúde de Várzea Grande, Deisi Bocalon.
A PPI é um instrumento de gestão utilizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para definir, de forma organizada, como será a oferta e o financiamento dos serviços de saúde entre os municípios, considerando a capacidade de atendimento de cada um.
Com ela, é possível planejar melhor os atendimentos, evitando sobrecarga em determinadas unidades e garantindo que os recursos sejam aplicados de forma mais eficiente.
Na oportunidade, o assessor da Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande, Hozano Delgado, apresentou um estudo detalhado sobre as pactuações da PPI do Município, apontando as localidades que não aderiram ao atendimento ambulatorial de média complexidade, como Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos
Guimarães, Nova Brasilândia, Planalto da Serra, Santo Antônio do Leverger e Cuiabá, bem como os que não têm pactuação hospitalar, como os municípios de Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães e Nova Brasilândia.
A apresentação reforçou a importância de fortalecer os acordos entre os municípios para garantir o acesso equitativo da população aos serviços de saúde.
Para a secretária Deisi Bocalon, o encontro representou um passo importante no fortalecimento da regionalização da saúde na Baixada Cuiabana.
“Quando discutimos a PPI, estamos pensando na organização da rede de saúde como um todo, para que cada município possa oferecer o melhor atendimento possível e, ao mesmo tempo, contar com o apoio dos demais. A união dos gestores é essencial para garantir um sistema mais eficiente e humanizado à população”, destacou.
Ao final do encontro, os gestores reafirmaram o compromisso em trabalhar de forma integrada, visando melhorar a assistência à saúde na região, ampliar a oferta de serviços e fortalecer as pactuações entre os municípios da Baixada Cuiabana.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|