Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
"40 TONELADAS"
06.07.2021 | 11h30 Tamanho do texto A- A+

Vídeos mostram peixes mortos no Manso; Sema investiga

Registros foram feitos na segunda-feira; Secretaria acredita que morte seja causada por troca térmica

Reprodução

Vídeos foram feitos no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães

Vídeos foram feitos no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

Pescadores divulgaram vídeos, na segunda-feira (5), mostrando peixes que foram encontrados mortos no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães (a 68 km de Cuiabá).

 

Em nota, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), informou que teve conhecimento e investiga as mortes de peixes no Manso.

 

Um dos vídeos mostra o grupo de pescadores em um barco com os peixes mortos. Os animais precisaram ser recolhidos por uma rede de pesca.

 

A pessoa que grava o vídeo chega a questionar os colegas sobre a quantidade de peixes recolhida do local. Como resposta, um pescador afirma que são quarenta toneladas.

 

Outro vídeo gravado no lago mostra que piranhas também foram achadas mortas. A testemunha que grava mostra quatro animais que encontrou às margens da água e afirma que elas apareceram logo após o período de frio, registrado na semana passada.

 

“Olha a espécie dos peixes que eu encontrei morrendo pessoal, quatro piranhas. [...] Encontrei tudo nas margens do lago, beirando o aterro. Ontem teve um rapaz que achou umas 15 mortas. A cor que tá a água do lago, depois do frio’, relata.

 

A Sema destacou que o local onde o vídeo foi gravado aparenta ser um criadouro particular, diferente da ictiofauna natural da região.  Ou seja, que nada tem a ver com o conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica.

 

A Secretaria disse acreditar que o fenômeno da morte dos peixes aparenta ser uma desestratificação térmica, que significa a falta de oxigênio na superfície por troca térmica da superfície com água mais profunda, que são mais frias.

 

Veja os vídeos:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Maria betania Bezerra de oliveira  07.07.21 01h11
Poluição no doze falta de respeito pelo meio ambiente essa e a marca de mato-grosso Brasil. Gracas a nossa falta de educação de respeito pela vida destruímos tudo com acúmulo de lixo que a população jogam em rios reserva e lagos esse e o resultado.
1
0