Cuiabá, Terça-Feira, 17 de Junho de 2025
ESTRADA DE FERRO EM MT
20.10.2012 | 11h07 Tamanho do texto A- A+

Ministra de Dilma garante que ferrovia chega a Cuiabá

Projetos do trecho entre a Capital e Rondonópolis, de R$ 15 milhões, estão previstos no PAC

Secom-MT/Agência Brasil

Trecho da Ferronorte entre Itiquira e Rondonópolis: ministra diz que trilhos chegam a Cuiabá

Trecho da Ferronorte entre Itiquira e Rondonópolis: ministra diz que trilhos chegam a Cuiabá

LAÍSE LUCATELLI
DA REDAÇÃO
Em visita a Cuiabá, nesta semana, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, informou que o Palácio do Planalto está agilizando a assinatura de contrato para a execução dos estudos de viabilidade econômica e o EIA-Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) do trecho da Ferronorte (Ferrovia Senador Vicente Vuolo) entre Rondonópolis e a Capital.

Os estudos serão elaborados pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por meio de convênio com a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

“Levará cerca de um ano para fazer todos esses estudos e projetos, a partir dos quais será possível tomar a decisão da execução da obra. Com o índice de produção que temos em Mato Grosso, haverá viabilidade econômica para esse empreendimento”, disse a ministra, que esteve na cidade em ato de apoio à candidatura do vereador Lúdio Cabral (PT) a prefeito de Cuiabá.

Míriam Belchior informou que os projetos do trecho entre Cuiabá e Rondonópolis estão previstos no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), com o montante de R$ 15 milhões disponíveis.

“Já temos 266 quilômetros da Ferronorte prontos. A ferrovia deve chegar a Rondonópolis na virada de 2012 para 2013. Cerca de 60% da infraestrutura desse trecho estão prontos, e 30% da superestrutura”, disse.

Três terminais da Ferronorte já estão em operação: Alto Taquari (479 km ao Sul de Cuiabá), Alto Araguaia (a 414 km) e Itiquira (a 357 km). O quarto terminal será o de Rondonópolis (a 212 km).

A concessionária responsável pelos trechos já licitados da ferrovia, a América Latina Logística (ALL), não demonstrou interesse em levar os trilhos além de Rondonópolis.

Após negociação com o Governo do Estado, a empresa abriu mão da concessão desses trechos, que, agora, está sob responsabilidade do Governo Federal.

Somente após a conclusão dos estudos e a comprovação da viabilidade econômica é que o Governo definirá o cronograma para implantação dos trilhos que trarão a ferrovia até Cuiabá.



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COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

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bebeto  22.10.12 11h52
pra quê?
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MUNIZ  21.10.12 20h37
ESPERO QUE A FERROVIA CHEGUE A CUIABÁ, NÃO ME IMPORTO QUE SEJE EM ANO ELEITORAL, PARA MIM O IMORTANTE É QUE CHEGUE A CAPITAL.
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joao  20.10.12 21h05
Toda eleição é a mesma conversa fiada. chegaaaaaa.
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Julio Ponce Lima.  20.10.12 18h48
Mato Grosso, já era para ter Trens ha muitas decadas,afinal somos campões de produção,e um agronegocio de 1°mundo com tecnologias de ponta,infelizmente temos que mendigar,pedir pelo amor de DEUS,que invista no estado nos de Extrutura.Se Matogrosso ficasse na China o estado seria todo retalhado com ferrovias,que sá, até trem bala.Parace que servir Mt com ferrovias é um favor.Até quando vamos ver familias chorando por perdas de seus entes,em rodovias,cada vez mais perigosas.
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Helio Teixeira  20.10.12 15h07
Com certeza a Ferronorte chegará a Capital, haja vista que em 2014 temos eleições e ano de eleição as coisas acontecem.
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