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27.06.2012 | 14h30 Tamanho do texto A- A+

Governo de MT negocia financiamento chinês para ferrovia

Banco pode emprestar US$ 10 bi, diz governo; contrapartida inclui importação da China

Natalino Nascimento/Secom-MT

O governador Silval Barbosa durante apresentação a empresários chineses: investimentos em Mato Grosso

O governador Silval Barbosa durante apresentação a empresários chineses: investimentos em Mato Grosso

FABIANO MAISONNAVE
FOLHA DE S. PAULO

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa (PMDB), assinou carta de intenção com o Banco de Desenvolvimento da China (CDB, na sigla em inglês) para construir uma ferrovia de Cuiabá a Santarém (PA).

O projeto prevê a construção de uma linha férrea paralela à BR-163, que liga as mesmas cidades e está sendo pavimentada. O trajeto é de cerca de 1.800 quilômetros.

Segundo o governo de Mato Grosso, o banco se comprometeu a emprestar US$ 10 bilhões. Em contrapartida, produtos e serviços terão de ser importados da China.

O próximo passo é um estudo de viabilidade do projeto. Ao menos duas empresas estão envolvidas -a ATI, uma holding de Hong Kong, e a estatal Empresa de Engenharia Ferroviária da China (Crec, na sigla em inglês).

Apesar do projeto ainda embrionário, o governo mato-grossense prevê que a obra fique pronta em cinco anos.

A viagem da comitiva a Pequim foi precedida de reuniões no Brasil nos últimos meses. Em uma deles, em setembro, Barbosa viajou de carro com representantes da Crec de Cuiabá a Santarém.

Libertação

"A ferrovia é a carta de alforria para os produtores de Mato Grosso", afirmou Carlos Fávaro, presidente da Aprosoja, que reúne aproximadamente 5.000 sojicultores. Ele integra a comitiva em Pequim.

Fávaro afirma que a BR-163 "já está nascendo estrangulada" em razão das poucas opções para o escoamento da safra.

O sojicultor afirma que o transporte do meio-norte do Estado até o porto de Santos custa entre US$ 100 e US$ 120 por tonelada. Esse valor cai para US$ 50 a US$ 60 com o escoamento via Santarém.

Caso o empréstimo se confirme, será o maior dado pela CDB ao Brasil, empatado com os US$ 10 bilhões concedidos à Petrobras em 2009.

O banco deve inaugurar escritório no Rio de Janeiro até o fim do ano.


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Silval China

Silval na China




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COMENTÁRIOS
12 Comentário(s).

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silvio  28.06.12 10h36
O governador precisa acordar antes que seja tarde. O mais viável é investir numa ferrovia que dê acesso ao Porto de Barcarena, que comporta navios de grande porte. O de Santarém só recebe barquinho, além disso precisa de balsas até chegar nele. Acorda produtores, se mobilizem por essa causa.
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alencar  27.06.12 22h05
Estou preocupadp com o futuro financeiro de Mato Grosso, será que os sweervidores públicos futuramente ficarão com seus salários congelados, pela alegação que o estado está com dívida para pagar?Será que os impostos serão elevados?O que realmente vai acontecer?Parece nebuloso o futuro?
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Jean Pierre  27.06.12 20h47
Em pleno século 21 e o MT ainda não possui profissionais qualificados o suficiente para fazer uma ferrovia, um VLT ??? Acho que esse tipo de atitude não tem nada a ser comemorada, pois estamos unicamente e exclusivamente atestadando a nossa total falta de competência da Educação Brasileira, em especial a do MT que não consegue formar profissionais capazes de projetar uma ferrovia ou qualquer outro meio de transporte (como já percebemos no caso do VLT) ... Parabéns Silval ...pelo legado que está deixando para seu Estado !!!
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Teodoro da Silva Junior  27.06.12 20h47
Não foi alardeado que os chineses não iam trazer os recursos e construir a ferrovia? Não seria uma ferrovia privada? Como é que o estado vai construir se não tem mais capacidade de endividamento? A conversa mudou, e muito, para pior.
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Elio  27.06.12 18h38
Essa grande atitude e ação do governo do estado, mostra que Mato grosso vai mesmo sair da Idade da pedra e em breve os matogrossenses terá merecidamente nivel de vida elevado como tem os povos do sul e Sudeste
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