Duas das modalidades esportivas tradicionais indígenas, a Corrida de Tora e o Arremesso de Lança, serão as atrações da programação desta quarta-feira (13.11) nos 12º Jogos dos Povos Indígenas. A previsão é que as disputas comecem às 15h30, no Jardim Botânico, região do Sucuri, em Cuiabá. Ao todo, 1.600 indígenas de 48 etnias brasileiras e 17 internacionais participam do evento.
A primeira eliminatória da Corrida de Tora contará com a participação de diferentes etnias, nesta quarta-feira. A modalidade tem competidores do sexo masculino e feminino. Cada povo forma uma equipe com 10 atletas e três reservas. Os competidores precisam completar duas voltas na pista, dentro da arena. A largada ocorre entre duas equipes, definidas previamente por sorteio. O vencedor é decidido pelo sistema de eliminatória simples em todas as fases. A final desta modalidade será no sábado (16.11), também às 15h30. Entre as etnias destaques nesta modalidade estão os Xavante, Krâho, Kanela e Gavião Kyikatêjê.
Já as competições de Arremesso de Lança continuam a disputa de 24 povos que irão disputar entre si nesta quarta-feira, dando sequência à primeira etapa que comepu na nesta segunda-feira (12.11), com participação de 24 etnias.
Cada delegação inscreve um atleta, que pode realizar três arremessos durante a competição. A contagem de pontos que define o primeiro, o segundo e o terceiro colocados é feita pela maior distância arremessada. São duas eliminatórias, de onde saem 10 classificadas para a final, que será realizada também no sábado à tarde.
Além das competições nas duas modalidades, o evento ainda oferece nesta quarta-feira demonstrações de esportes tradicionais indígenas, como Zarabatana, Rõnkran, Jawari, Kaipy, Haindu, Katukaywa, Takpipi, Tumutitekré e Huka Huka. Ao final, já por volta das 19h, ocorrem as apresentações culturais e folclóricas.
O evento prossegue até sábado (16.11), na aldeia dos Jogos dos Povos Indígenas, construída em uma área de sete hectares, no Jardim Botânico, localizado na Avenida Antártica, após a Ambev, na região do Sucuri. No local, estão instalados a arena dos jogos, com capacidade para oito mil pessoas, e atrações como a oca digital, a oca da sabedoria, feiras de agricultura e de artesanato indígenas.
Idealizados pelo Comitê Intertribal, os Jogos dos Povos Indígenas são realizados em parceria com o Ministério do Esporte e o Governo de Mato Grosso, por meio Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Seel-MT), e conta com apoio da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e a Prefeitura de Cuiabá.