Em visita a Mato Grosso para participar de um evento, o biólogo e apresentador Richard Rasmussen criticou a vinda de elefantes para o Santuário dos Elefantes, em Chapada dos Guimarães.
Segundo o biólogo, os animais não pertencem ao bioma Cerrado, e a suposta similaridade com a savana africana não é suficiente para garantir o bem-estar dos elefantes.
“O elefante é um animal asiático ou africano. Ele é brasileiro? Não. Então, o que está fazendo solto no Cerrado? O princípio é esse. Não acho essa ideia interessante. Deixar um animal desse solto no Cerrado não é o ambiente natural dele. Pode até parecer a África, mas não é a África. As plantas são diferentes, os frutos são diferentes”, ressaltou em entrevista ao Fato Agro.
Rasmussen também elogiou a notificação emitida pela Sema em dezembro que proíbe o santuário de receber novos animais até a apresentação de documentos e informações solicitadas pela pasta.
“O melhor é não pegar. Tanto é que agora está proibido pela Sema, e eu acho ótimo. A Sema está fazendo um papel muito bom, parabéns pelo trabalho. É preciso dar satisfação quando um animal morre”, finalizou.
Veja:
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).