Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
ALFREDO DA MOTA MENEZES
05.01.2023 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Bolsonaro e a eleição

Tempo de Bolsonaro no governo fez com que direita brasileira se mostrasse politicamente

Acredito que, se Bolsonaro escolhesse uma mulher como vice em sua chapa, poderia ter ganho a eleição para presidente. Escolheu Braga Neto, da área militar, que não acrescentou votos à sua candidatura. Bolsonaro, com ou sem Braga Neto, tinha a maioria dos votos da área de segurança e defesa.

               

Se, por outro lado, tivesse uma mulher como vice poderia ter votos suficientes para ultrapassar o Lula. Lula teve um pouco mais de dois milhões de votos à frente de Bolsonaro. Se tivesse alguém do sexo feminino poderia tirar essa diferença.

            

Se essa mulher fosse do Nordeste a coisa ficaria melhor ainda para a candidatura do ex-presidente. Se essa vice fosse da Bahia ajudaria até mais. Lula teve ali 72% dos votos.

               

É óbvio que a campanha de Bolsonaro sabia do que ocorria no Nordeste, principalmente na Bahia. Sabia também que havia certa rejeição no eleitorado feminino contra ele. Qualquer candidatura a presidente tem pesquisas constantes sobre diversos aspectos de uma eleição.

           

Sabendo que o Nordeste era o lugar forte do candidato Lula e sabendo também que não estava muito bem no eleitorado feminino, o bom senso politico sugeria a indicação de uma mulher para vice e de preferencia do Nordeste.

               

Essa imaginada vice de Bolsonaro ajudaria ainda a diminuir a rejeição dele no eleitorado feminino. Durante a pandemia, ele falou coisas que não agradavam às mulheres. E não esquecer que tem mais eleitoras no Brasil que eleitor.

               

Ah, mas a escolha de Braga Neto era para mandar um recado ao Congresso para não tentar nada contra ele num segundo mandato porque se ele saísse, como saiu Dilma Rousseff, quem assumiria seria um general do Exército. Que o Congresso iria pensar duas vezes em fazer essa suposta mexida.

           

Pode até ter tido isso em mente, mas não ajudou em praticamente nada a candidatura de Braga Neto a vice. Uma mulher, do Nordeste ou não, teria dado mais votos à candidatura Bolsonaro. Tirava aquela pequena vantagem que o Lula teve para ganhar a eleição.

               

Outro dado que chamou atenção foi o longo silêncio de Bolsonaro depois da derrota eleitoral. Ele costumava falar com seus apoiadores naquele famoso quadradinho. Fazia também uma apresentação semanal e daqui a pouco silenciou.

               

Muitos bolsonaristas acreditavam que aquele silêncio era estratégico e que alguma coisa diferente aconteceria. Nada aconteceu e muitos deles se decepcionaram com o presidente.

              

Queriam uma ação maior contra a eleição do Lula. Qualquer coisa para que Bolsonaro continuasse na presidência. Hoje se vê muitos bolsonaristas não querendo que Bolsonaro se candidate em 2026.

               

Esse tempo de Bolsonaro no governo fez com que a direita brasileira se mostrasse politicamente. Aliás, pesquisa Datafolha recente mostrou que se tem hoje 32% de gentes que se intitulam de esquerda e 25% de direita. Bolsonaro ajudou nisso e, de agora em diante, a disputa para presidente será sempre entre alguém mais à direita e outro mais à esquerda. .

               

Alfredo da Mota Menezes é analista político.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
7 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Graci O Miranda  07.01.23 16h48
SIGAMOS EM FRENTE, DEMOCRACIA SEMPRE , GANHOU LEVOU, PERDEU VAI TRABALHAR COMO VOLUNTÁRIO.
0
0
Moreira  05.01.23 21h28
Moreira, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Simonetto  05.01.23 13h47
Moreira...vc não deve estar falando do mesmo país....pesquise aí: o Brasil teve a maior inflação dos ultimos anos no governo bolsonaro, e entre os países do G20 que são considerados os países em desenvolvimento obteve os piores indices, teve o pior PIB nos ultimos vinte anos,...consumiu 68 bi das reservas do tesouro o maior gasto nos ultimos 11 anos... teve uma pesquisa que constatou que ele não conseguiu melhorar nenhum dos números em relação ao qual pegou o país, sem contar que dividiu o país semeando o ódio e a discórdia entre os brasileiros coisa nunca visto antes....Ah sim outra coisa esse coisa de pandemia e guerra é desculpa que só engana os seguidores do bolsonaro pois um ano antes da pandemia a inflação ja estava em disparada, e a guerra da Ucrania começou sete meses antes do bolsonaro deixar o governo, não fez nada para um governo que durou quatro anos, não foi a toa que perdeu para um ex presidiario.
13
1
Simonetto  05.01.23 13h44
Moreira...vc não deve estar falando do mesmo país....pesquise aí: o Brasil teve a maior inflação dos ultimos anos no governo bolsonaro, e entre os países do G20 que são considerados os países em desenvolvimento obteve os piores indices, teve o pior PIB nos ultimos vinte anos,...gastou 68 bi das reservas do tesouro o maior gasto nos ultimos 11 anos... teve uma pesquisa que constatou que ele não conseguiu melhorar nenhum dos números em relação ao qual pegou o país, sem contar que dividiu o país semeando o ódio e a discórdia entre os brasileiros coisa nunca visto antes....Ah sim outra coisa esse coisa de pandemia e guerra é desculpa que só engana os seguidores do bolsonaro pois um ano antes da pandemia a inflação ja estava em disparada, e a guerra da Ucrania começou sete meses antes do bolsonaro deixar o governo, não fez nada para um governo que durou quatro anos, não foi a toa que perdeu para um ex presidiario.
19
6
Renan Mendes  05.01.23 12h31
É notável o esforço que o mestre Alfredo faz, com uso de eufemismos, para descrever Bolsonaro e seu governo em um estado bolsonarista como MT. Não se trata de uma crítica. É óbvio que se o Alfredo escrever como pensa vai levar porrada de todo lado. Então, usa bem os eufemismos. Quem tem cognitivo minimamente apurado capta o que o Alfredo pensa do Bolsonaro e do seu findado governo. Não me refiro apenas a esse artigo, mas a todos os comentários que o ótimo articulista matro-grossense faz.
5
3



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
01.07.25 05h30 » Mulheres visionárias
01.07.25 05h30 » A coragem de sentir e evoluir!
01.07.25 05h30 » Legado transformador
01.07.25 05h30 » Confisco e o simples nacional
Junho de 2025
30.06.25 08h21 » IG do Brasil
30.06.25 08h15 » A rainha do reggae
29.06.25 05h30 » Um líder, um exemplo