Cuiabá, Segunda-Feira, 7 de Julho de 2025
MARIA DO CARMO VENÂNCIO
22.05.2017 | 08h28 Tamanho do texto A- A+

Constelação familiar

Dar um novo movimento à vida; isso também envolve o autoconhecimento

A Constelação Familiar é uma técnica difundida em vários países.  Criada pelo terapeuta alemão Bert Hellinger nos anos 70, é uma abordagem de amor, conciliação e paz, que tem como objetivo promover soluções aos conflitos.

 

Através da Constelação Familiar é possível, de forma prática e vivencial, dissolver antigos padrões familiares (conflitos e doenças que se repetem) e que de alguma forma impedem o livre fluxo de amor entre os membros de um sistema.

 

A Constelação atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão e cura desses padrões. A solução torna-se possível quando a ordem básica sistêmica é restabelecida, os familiares excluídos voltam a ser respeitados e aceitamos a nossa herança familiar.

 

Constelação atua de forma direta nas questões do sistema familiar, abrindo espaço para uma nova compreensão

Muitas das dificuldades pessoais, assim como problemas de relacionamento são resultados de confusões nos sistemas familiares. Esta confusão ocorre quando incorporamos em nossa vida o destino de outra pessoa viva ou que viveu no passado, de nossa própria família sem estar consciente disto e sem querer.

 

Isto nos faz repetir o destino dos membros familiares que foram excluídos, esquecidos ou não reconhecidos no lugar que pertencia a eles.

 

Qualquer sistema organizacional, o que inclui a família, tem suas próprias regras para poder funcionar corretamente e, quando elas não são respeitadas, acabam se transformando em um assunto complexo e doloroso que precisa ser olhado e ordenado. Por isso mesmo, Bert afirmou que “Cada tragédia familiar descansa sobre uma transgressão das leis que regem o sistema”.

 

Essa abordagem proporciona, ao participante, um desenho vivo e sensorial de sua Constelação Familiar permitindo num passo a passo, dissolver os emaranhamentos familiares inconscientes e chegar-se, assim, a uma solução nova e libertadora.

 

Maria do Carmo Venâncio Irigaray é psicóloga, com pós-graduação em Educação Sistêmica

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

LUANA  23.05.17 14h06
Conheço a Maria e é uma pessoa dedicada à auxiliar pessoas. Considero as Constelações Familiares uma ferramenta servindo à algo Maior, com a finalidade de promover paz e cura pra Humanidade que tanto almeja uma vida mais leve e com amis amor.
20
0



Leia mais notícias sobre Opinião:
Julho de 2025
07.07.25 05h30 » Três Coincidências
06.07.25 05h30 » Fiscalização ambiental
06.07.25 05h30 » Pregamos para convertidos
06.07.25 05h30 » Presidencialismo de coalizão
06.07.25 05h30 » De volta ao jogo
05.07.25 05h30 » Doença crônica
05.07.25 05h30 » Síndrome metabólica