Milhares de pessoas sofrem com o preconceito e são privadas de seus direitos, pelo fato de terem alguma doença mental diariamente no mundo todo.
Quem nunca presenciou a discriminação e, muita das vezes, a marginalização de pessoa com alguma doença mental?
No dia 10 de Setembro é celebrado o “Dia Mundial da Saúde Mental” e foi criado em 1992 pela Federação Mundial de Saúde mental, com o principal intuito de combater o preconceito e o estigma à volta da saúde psicológica.
Vamos falar um pouquinho sobre o que é saúde mental?
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), “saúde” não é somente a ausência de enfermidades físicas, e sim um conjunto de bem-estar físico, mental e social.
Sendo assim, saúde mental não é apenas a ausência de transtornos mentais ou deficiências, como muitos pensam. Portanto, podemos afirmar que não existe saúde sem saúde mental.
Existem vários fatores que podem colocar a saúde mental de alguém em risco. Entre eles: condições de trabalho estressante, discriminações em geral, a falta de expor sentimentos vivenciados pelos indivíduos, mudanças bruscas de rotinas, dentre diferentes fatores que contribuem para o adoecimento mental.
Devemos estar atentos a indícios de nossa saúde mental não vai bem.
Quanto a isso, existem alguns indícios que podemos elencar que algo pode estar errado que pode ser: inquietude, sentir-se constantemente cansado fisicamente e psiquicamente, ansiedade, estar constantemente doente, e até mesmo falta de ânimo para fazer coisas que antes trazia prazer.
Não ter uma boa saúde mental pode acarretar doenças mentais. Entre as mais comuns, são a ansiedade, depressão e a Síndrome de Burnout.
Vale ressaltar que todos passam por momentos/períodos da vida difíceis e que nem sempre pode generalizar como alguma doença ou transtorno mental.
Para termos uma boa manutenção da saúde mental, podemos prevenir com atividades físicas, ter um tempo para fazer o que gosta, cultivar boas relações interpessoais. E uma das mais importantes é dizer o que está sentindo independente se o sentimento seja bom ou ruim.
O psicólogo é um profissional que pode ajudar as pessoas a terem uma boa saúde mental e uma melhor qualidade de vida.
Assim como cuidamos de nossa saúde física, é importante cuidarmos de nossa saúde mental.
ANTONIO MARCOS LIMA VIEIRA é psicólogo, formado pela Faculdade Unic-Rondonópolis. Em 2015, concluiu um curso de formação de Psicoterapeutas na Abordagem Centrada Na Pessoa e Sistêmica Familiar. Atualmente, é pós-graduando em Diversidade e Educação Inclusiva pela UFMT.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|