Cuiabá, Quarta-Feira, 20 de Agosto de 2025
SILVIO SOARES JUNIOR
16.03.2011 | 07h42 Tamanho do texto A- A+

Dia Mundial do Consumidor

Hoje a maioria das relações produzidas no mercado são relações consumeiristas

Em 15 de março de 1962, tivemos o nascimento do dia mundial do consumidor, que veio a trazer a evolução de uma das figuras mais importantes da nossa sociedade que é o consumidor.

No decorrer das ultimas décadas, tivemos legislações que vieram a ser criadas no intuito de produzir a defesa dessa parte considerada fraca nas relações de consumo. Assim, hoje vislumbramos que os fornecedores estão sempre possuindo uma maior conscientização e se tornando mais responsáveis pelos seus produtos e serviços no mercado de consumo.

Temos a visão de forma muito ampla do Código de Defesa do Consumidor, e a cada dia que passa ele desponta perante o nosso mercado, observando diversas evoluções que temos, visto que hoje o consumidor já sabe de cor e salteado este Código, que luta sempre pelos seus direitos, que não aceita ser desrespeitado e maltratado pelas empresas, aquele que é tido como chato, sem graça nas lojas, mas representa a verdadeira classe consumeirista, sempre de frente encarando aqueles fornecedores maliciosos.

Agora nunca podemos deixar de ressaltar que o consumidor consciente é útil em qualquer momento da vida cotidiana. Somos consumidores muito mais vezes do que imaginamos. Principalmente numa sociedade como a nossa, cada vez mais capitalista, consumista e relacional.

Hoje a maioria das relações produzidas no mercado são relações consumeiristas, ou seja, sempre teremos pessoas destinatárias finais de produtos ou serviços e do outro lado fornecedores com suas características básicas que é sua habitualidade e onerosidade.

Portanto venho a finalizar estas singelas palavras, com o objetivo de demonstrar a grande importância que Código de Defesa do Consumidor possui em nossa sociedade Brasileira, dizendo: "parabéns, parabéns, espero em que um futuro próximo, tenhamos um maior grau de cumprimento e respeito dessa grande lei, para podermos chegar ao almejado equilíbrio contratual entre consumidores e fornecedores".

Silvio Soares Da Silva Junior - Advogado e professor titular da disciplina de direito do Consumidor da UNIC e Presidente da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB/MT.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Pedro Sillas  17.03.11 00h33
Parabens pelo belo artigo escrito! Continue lutando em prol da defesa do consumidor.
0
0
Silvio Luis Gomes da Silva  16.03.11 10h21
Parabenizo o Professor Silvio Soares, excelente profissional com um vasto saber nesta seara, que tanto luta por esta bandeira, bandeira essa muito importante no cotidiano das pessoas, que as vezes passa-se por despercebido dos nossos direitos. Porém quando nasce grandes heróis que lutam por esses direitos devemos agradecer a esses, pois a frente que esses lutadores vem desbravando pelos direitos consumerista do Estado de Mato grosso abrem caminho para nos acorajar e também enfrentar esses desafios que tanto mos prejudicam. Devemos nos espelhar nesse grande desbravador do Deireito Consumidor e sem medo lutar pelo que é nosso (DIREITO), que esse sem fim teremos, porém só deveremos fazer jus.
0
0
Camila  16.03.11 09h47
Parabéns pelo artigo professor! De fato, lei importante, no entanto, no cotidiano ainda é muito descumprida.
0
0



Leia mais notícias sobre Opinião: