Cuiabá, Quarta-Feira, 10 de Dezembro de 2025
RENATO GOMES NERY
16.09.2022 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Flores no mar

Não se pode ficar somente louvando o passado, porque este é imutável

Não se pode ficar somente louvando o passado, porque este é imutável. Ninguém quer saber se no seu tempo foi ou não melhor. Portanto, não é aconselhável ficar cultuado o passado e o confrontando com o presente.

 

Roberto Campos disse que a velhice é uma lanterna de popa que somente ilumina para trás.

 

É por estes e outros motivos que temos a obrigação de pensar e jogar todas as fixas no futuro. Os tempos são difíceis, mas é preciso superá-los de alguma forma, pois o mundo não vai acabar e todos nós temos compromissos com as gerações futuras, como os nossos antepassados tiveram conosco.

 

Não é a primeira vez que o mundo atravessa um período difícil. Não é a primeira vez que temos eleições gerais de renovação dos representantes do povo. As opções são difíceis sem dúvida, mas nada é fácil abaixo da Linha do Equador, pois mourejamos, sem um rumo, desde sempre.

 

O nosso esporte predileto é correr atrás do rabo. Procuramos, nos mesmos de sempre, os caminhos e as soluções que eles não são capazes de nos contemplar.

 

Apesar sermos parte do Novo Mundo, mas esse sempre esteve voltado para o chamado Velho Mundo que dita a direção de tudo o que acontece por aqui.

 

Será que temos algum apreço pelo novo e pela renovação? É difícil de acreditar, pois fomos enganados pelos falsos deuses que por aqui aportaram e a nossa real redenção nunca apareceu. Ficamos à mercê de soluções caseiras e alienígenas que até agora não nos deram uma direção segura. Portanto, continuamos a remar contra a maré de um mar revolto.

 

As eleições de outubro/22 é mais uma tentativa de testar o velho de sempre, pois não somos capazes de sair do círculo vicioso e encontrar gente e soluções novas que nos faça vislumbrar um futuro melhor e mais próspero. Enfim, mais uma oportunidade perdida! Enterramos cara num buraco e recusamos a enxergar o mundo em nossa volta. Até quando vamos chafurdar na lama para descobrir que existe vida além do chiqueiro!

 

É melhor sambar. Temos a competência de sofrer e fazer samba com o sofrimento. Por enquanto, só resta jogar flores no mar, como afirma a canção Mel na Boca de Almir Guineto.

 

Renato Gomes Nery é advogado.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Dezembro de 2025
10.12.25 05h30 » Mulheres desrespeitadas
10.12.25 05h30 » Violência contra mulheres
10.12.25 05h30 » Da estratégia à entrega
10.12.25 05h30 » Laço Branco
09.12.25 09h11 » Redução de incêndios
09.12.25 05h30 » Câncer de vagina e de vulva
09.12.25 05h30 » Dezembro Vermelho
09.12.25 05h30 » 2026 com saúde