Cuiabá, Quinta-Feira, 4 de Dezembro de 2025
ROSILDO BARCELLOS
04.12.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

Mais lidos da semana

O Fremir em Oblação no âmago de “Além do que se vê!”

Lançado em Londres, recentemente,  o livro “Além do que se vê”, também em versão e-book, entrou na lista dos cem e-books mais lidos da semana. Na verdade é uma evolução de sua percepção literária.

 

Com a essência de feminilidade de Nataly Moraes já tinhamos uma excelente experiência literária com o livro anterior: “Rupturas” que em essência são crônicas líricas em narrativa na primeira pessoa. Contendo as verdades soltas de um dia intenso, sendo vivido paulatinamente entre as frases. Dotada de uma característica que impressiona da forma que a autora faz sua narrativa, carregada de uma veracidade ímpar. Sua outra publicação “ De dores & sons”  envereda  sobre a aldeia do amor , talvez seja a mais universal das temáticas.

  

Dos primórdios dos homens e mulheres. Podem procurar. O amor la está em todos os escritos de todas as épocas. Como matéria-prima, motivacional ,álibi , razão primeira e última, o alfa e o Ômega. O amor e a falta dele.

  

Com uma produção intensa de textos chega a vez de “Of pains and sounds” Neste sensível conjunto de crônicas, Nataly Moraes narra suas experiências vividas na Europa, depois de um período em Londres com muita sensibilidade, a autora nos revela os encantos e as dores de uma mulher que se permitiu , transforma-se e sentir todas dores de uma maneira irônica transformadora e atravessada pela luz , por toda sombra , pela ternura . Em vez de reunir dicas conselhos, Nataly mostra não ser preciso está pronto para viver a intensa e profunda experiência da dor.

  

E por fim Nataly retorna a Londres para obtenção de seu doutorado e lança o tão esperado “Além do que se vê’, que obviamente - tem muto amor envolvido. É a fase de Nataly intensa, e imensamente apaixonada. Como nunca antes fosse. Nesta obra fica fácil entender que muitas vezes a vida dá este ‘xeque-mate”. Este convite ambíguo. Que aponta para as desmistificações do interior feminino. Antes de construir, é preciso desconstruir, ideias, raízes profundas, verdades absolutas e alguns preconceitos e assim fazer o caminho inverso, olhar para todas as pequenas partes que precisam ser feitas. Mas é assim que grandes sonhos são feitos, de pequenas partes constantes.

  

Destarte, com alvíssaras, vislumbra-se que pequenas partes que se desconstroem dentro de nós ressurgem para construir um ser grande. “Além do que se vê”, é um convite a uma leitura reflexiva, no entanto leve. Traz uma linguagem mais apurada sem perder a essência do simples. Afeto, afeição e carinho é sua marca registrada. Sair de chinelos com a mesma exuberância do salto alto, cuidar dos animais com a dignidade que eles merecem e lapidar as palavras e salpicá-las com tempero baiano, é seu segredo de matizes contrastantes,

  

Por derradeiro, Nataly Moraes, representa um segmento da crônica, que tenta nos fazer entender  a imensidão existente na palavra TEMPO. Assim aprendemos a enxergar a vida com todas as suas curvas, campos frescos e caminhos pedregosos. Desta forma aprendemos a valorizar as miudezas e, finalmente, se debruçar sobre a janela dos dias com paz no coração e olhar de esperança. Descobrir, enfim, que espalhar amor, boas palavras e poesias é  simplesmente alargar os horizontes da alma.

 

Nataly através de sua lavra, mostra-nos que enquanto o fervor inferior reclama e busca culpados, outra voz o encoraja a celebrar as circunstâncias desafiadoras que fortalecem e flexibilizam os passos. Escreve suavizando os males e dedicando sementes de amor, perdão e fraternidade, as infinitas manifestações desta vida que nos abriga e  não se entregar ao desencanto e buscar o amor independente de idade, diferenças de pensamento ou ideais.  Vá buscá-lo, atraia-o, mantenha-o. Principalmente se ele estiver...além do que se vê!

 

Rosildo Barcellos é articulista.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Dezembro de 2025
04.12.25 09h09 » A borracha gasta do lápis
04.12.25 05h30 » Fundos estaduais e o STF
04.12.25 05h30 » Mais lidos da semana
04.12.25 05h30 » 2026 no radar politico
04.12.25 05h30 » ADPF do Aborto
03.12.25 05h30 » Proteção das mulheres
03.12.25 05h30 » Sem anistia!!!
03.12.25 05h30 » Luta Contra a Aids
02.12.25 05h30 » Mulheres no samba