Chegou o mês de novembro, e com ele uma campanha muito importante: o Novembro Azul. Quero falar com você, meu amigo do campo, trabalhador, produtor, peão, caminhoneiro, homem simples que acorda cedo e enfrenta o sol quente para garantir o sustento da família.
Sei que, muitas vezes, o homem deixa o cuidado com a saúde para depois. A gente costuma achar que é forte, que nada vai acontecer. Mas o tempo e a experiência mostram que prevenir é o melhor caminho, ainda mais neste mês, que chama atenção para a saúde do homem, especialmente para a prevenção e o diagnóstico do câncer de próstata.
O câncer de próstata é uma doença que atinge muitos homens, principalmente depois dos 50 anos. E quanto mais cedo ele for descoberto, maior é a chance de cura.
O exame é rápido, simples e pode salvar a sua vida. Não há motivo para vergonha. Vergonha é deixar a família desamparada por não ter se cuidado a tempo.
No campo, o homem enfrenta a chuva, o sol, o barro e o peso da lida. Mas é preciso também enfrentar o medo de ir ao médico. Esse gesto de coragem é um ato de amor, amor por si mesmo, pela esposa, pelos filhos e por todos que dependem de você.
Neste novembro azul, deixo aqui o meu apelo: procure o posto de saúde, converse com o médico, faça seus exames. Cuidar da saúde é um ato de responsabilidade e de fé na vida. Que cada homem do nosso querido oeste de Mato Grosso possa lembrar que ser forte também é se cuidar.
Vamos juntos vencer o preconceito e espalhar essa mensagem: homem que se cuida vive mais e vive melhor.
Valmir Moretto é deputado estadual.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|