Cuiabá, Sexta-Feira, 27 de Junho de 2025
MARCELO OLIVEIRA
27.06.2025 | 05h30 Tamanho do texto A- A+

O invisível que vende

Como a conectividade virou peça-chave no varejo físico

Em um cenário em que o consumidor brasileiro está cada vez mais conectado e exigente, a experiência de compra tornou-se o diferencial competitivo no varejo físico. Ainda assim, diversos varejistas enfrentam desafios com infraestrutura tecnológica, comprometendo a eficiência operacional e a satisfação do cliente.

 

Segundo dados de uma pesquisa do Grupo Spar, empresa global de serviços de merchandising e marketing, uma média de 8 em cada 10 consumidores preferem realizar suas compras de alimentos e bebidas na loja física. Além disso, dentre os serviços considerados como diferenciais para uma experiência de compras bem-sucedida estão o bom atendimento ao cliente (71%), processo de checkout rápido (69%) e atmosfera que engaje (51%).

 

Outra pesquisa, realizada pela Criteo, empresa francesa de tecnologia de publicidade digital, mostra que 72% dos consumidores procuram produtos em lojas físicas antes de realizar uma compra on-line, prática conhecida como "showrooming". Isso ressalta a importância de uma estratégia omnichannel, que integra diversos canais de comunicação e venda, tanto on-line quanto offline.

 

Esses dados demonstram como essas características no setor podem potencializar a percepção positiva do cliente, promovendo fidelização aos serviços prestados. Nesse sentido, para atender a essas expectativas, é fundamental investir em soluções de conectividade que garantam uma experiência de compra fluida e integrada. Isso sem falar nas necessidades que surgem com movimentos de mudança no varejo, como a tendência de pagamento com o Pix, que pressiona o varejo para a modernização da rede e melhoria de conectividade para um fator extremamente importante: o pagamento. 

 

  E quando falamos das redes corporativas inteligentes, por exemplo, com pontos de acesso Wi-Fi distribuídos estrategicamente e gerenciamento centralizado, outro problema é resolvido. Ter  uma operação mais eficiente permite reduzir filas, integrar sistemas de gestão e aumentar a confiança do consumidor.

 

Quando acompanhada por suporte técnico especializado, essa estratégia tende a gerar resultados mais consistentes e assertivos, pois garante a correta configuração da rede, a cobertura ideal do sinal Wi-Fi e a resolução rápida de eventuais falhas. Para ampliar ainda mais sua efetividade, vale considerar a adoção de tecnologias emergentes, como Inteligência Artificial (IA) e automação, que agregam agilidade e precisão aos processos.

 

Esses dispositivos podem auxiliar na personalização da experiência do cliente e na otimização dos processos internos, facilitando ainda mais as atividades do varejista e a experiência do cliente. Em um ambiente de varejo cada vez mais competitivo, a conectividade deixa de ser um diferencial e passa a ser uma necessidade básica para garantir diferenciação nas vendas físicas. 

 

Investir em infraestrutura tecnológica pode não apenas melhorar a eficiência operacional, mas também fortalecer a relação com o consumidor, proporcionando experiências de compra mais satisfatórias para fidelizar o cliente.

 

Portanto, é essencial que os varejistas reconheçam a importância da conectividade como um ativo estratégico fundamental para atender às demandas do consumidor moderno. Afinal, em um mercado em que a experiência ampliada é tudo, a tecnologia é o que a torna uma  realidade possível.

 

Marcelo Oliveira é diretor de vendas.

*Os artigos são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia



Leia mais notícias sobre Opinião:
Junho de 2025
27.06.25 05h30 » O invisível que vende
27.06.25 05h30 » Marco para o agronegócio
27.06.25 05h30 » Democracia efetiva do quinto
26.06.25 05h30 » Improbidade Administrativa
26.06.25 05h30 » Segurança eletrônica 4.0
26.06.25 05h30 » Em nome dos engambelados
26.06.25 05h30 » Esmagis-MT, 40 anos
25.06.25 05h30 » Viva João Batista!