Os japoneses são mundialmente conhecidos por sua educação. Inclusive, essa filosofia de cortesia e atenção para o outro tem até nome no Japão: Omotenashi, palavra que pode ser traduzida como “fazer tudo o que é possível” e caracteriza a hospitalidade.
Por ser um fundamento completamente enraizado na cultura japonesa, o Omotenashi está nos detalhes e, apesar de parecer sutil, faz toda a diferença na forma como as pessoas são recepcionadas e tratadas em qualquer lugar no Japão.
Pratique a empatia: a principal característica do Omotenashi é praticar a hospitalidade sem esperar algo em troca. Por isso, o ato de servir deve sempre estar ligado a um profundo respeito e consideração, onde colocar-se no lugar do outro é fundamental. Fazendo isso, você se tornará um excelente anfitrião e vai receber como gostaria de ser recebido. Isso será condição básica para criar um ciclo de gratidão e de gentileza.
Conheça seu convidado: a personalização é outro ponto crucial para um atendimento hospitaleiro, por isso, é importante que você conheça bem seu convidado, para agradar de fato, demonstrando interesse com o que ele gosta e como poderá se sentir bem e confortável. Fazer o prato favorito da pessoa, por exemplo, é algo encantador. O oposto também é válido. Procurar saber se há alguma restrição alimentar ou alergia e saber do que a visita não gosta é também fundamental.
Capriche nos detalhes e surpreenda: quer seja um cliente ou um parente querido, enfatize para seu convidado o quanto a presença dele é importante para você. Afinal, ele está dispondo do tempo dele para visitar sua casa ou empresa. Seu apreço pode ser traduzido pelo cuidado nos pequenos detalhes e em um interesse genuíno com seus desejos, antecipando suas necessidades e preocupando-se com cada minuto da experiência vivenciada. Faça os olhos da pessoa brilhar, com atitudes e gestos singelos, como deixar bilhetinhos, oferecer bombons ou frutas do seu jardim ou servir um drinque gostoso de boas vindas.
Silvio Sallowicz é CEO da Duo & Ecco, uma empresa referência em viagens de incentivo, eventos corporativos, premiações de colaboradores e live marketing. No mercado brasileiro, sua reputação é reconhecida amplamente, sendo que faturou 22 Prêmios Caio, conhecido como o Oscar brasileiro das viagens de incentivo. É a empresa pioneira em seu modelo de negócios, com a inovação como pilar central de seus negócios, e também a primeira do segmento a receber a certificação internacional SITE Crystal Awards.
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