Cuiabá, Terça-Feira, 8 de Julho de 2025
GUERRA SANGRENTA
04.12.2023 | 14h12 Tamanho do texto A- A+

Estudo revela cidades de MT onde facções guerreiam por território

“Cartografias da Violência na Amazônia” analisou atuação de criminosos na região

Arquivo

Símbolo do Comando Vermelho, uma das facções que atuam no Estado

Símbolo do Comando Vermelho, uma das facções que atuam no Estado

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O estudo “Cartografias da Violência na Amazônia” revelou as três facções criminosas atuantes e em guerra por território em Mato Grosso. Das 11 cidades investigadas pelos pesquisadores, em mais da metade existe uma guerra.

Além de Cuiabá e municípios vizinhos, os municípios ao longo da rota rodoviária são estratégicos para escoar a droga para as demais regiões brasileiras

 

A pesquisa foi divulgada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e analisou dados de violência nos nove estados que fazem parte da Amazônia Legal.

 

De acordo com o estudo, Mato Grosso é estratégico para o crime organizado por estar localizado na fronteira com a Bolívia, tornando-se “uma zona de entrada da droga no Brasil”.

 

“No Estado apresenta-se o predomínio da facção CV [Comando Vermelho], principalmente na zona transfronteiriça com a Bolívia, que contém mais de 730 km de extensão, tendo a cidade de Cáceres como a principal referência”, diz trecho do documento.

 

Em disputa por território mato-grossense estão ainda o PCC (Primeiro Comando da Capital) e a Tropa do Castelar.

 

A região de fronteira tende a ser muito disputada pelas facções criminosas, uma vez que é por meio das estradas vicinais que parte do contrabando entra no País.

 

“Além de Cuiabá e municípios vizinhos, os municípios ao longo da rota rodoviária são estratégicos para escoar a droga para as demais regiões brasileiras (confira o quadro a baixo)".

 

O levantamento analisou as cidades de Alta Floresta, Cáceres, Cuiabá, Mirassol D’Oeste, Porto Esperidião, Rondonópolis, Rosário Oeste, São José do Rio Claro, Sorriso, Tangará da Serra e Várzea Grande.

 

Entres as 11 cidades investigadas, apenas quatro estão controladas por um ou outra facção; as demais estão com território em disputa.

 

Três cidades são controlasdas pelo CV: Cáceres, Cuiabá e Porto Esperidião. Apenas Mirassol D’Oeste é controlada pelo PCC.

 

Entre os sete municípios que estão em diputa, todos, exceto Sorriso, têm presença do CV e do PCC.

 

A Tropa do Castelar atua somente em Sorriso, onde a guerra entre as facções é mais intensa, envolvendo ainda membros do CV e PCC.

 

A disputa por território geralmente são violentas, já que as facções têm alto poder bélico.

 

“As afirmações contidas neste capítulo retratam o momento no qual foi feito o levantamento, mas as interações criminais são dinâmicas e o quadro pode ser alterado a qualquer tempo, especialmente porque estamos tratando de relações que envolvem a corrida pelo controle do território”, diz trecho.

 

Veja:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia