Cuiabá, Sábado, 5 de Julho de 2025
MORTE DE AGENTE
20.07.2022 | 17h12 Tamanho do texto A- A+

Polícia Civil indicia vereador Paccola por homicídio qualificado

Delegado apontou que o parlamentar usou recurso que impossibilitou defesa da vítima

MidiaNews

O vereador Marcos Paccola que matou Alexandre Myagawa (detalhe)

O vereador Marcos Paccola que matou Alexandre Myagawa (detalhe)

LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

A Polícia Civil concluiu nesta quarta-feira (20) o inquérito que investigava a morte do agente Alexandre Myagawa e indiciou o vereador Marcos Paccola (Republicanos) por homicídio qualificado.

 

O indiciamento refuta a tese da defesa do parlamentar, que alega a excludente de ilicitude por legítima defesa de terceiros.

 

Paccola interferiu em uma confusão que acontecia em frente a uma distribuidora do Bairro Quilombo, no dia 1º de julho. Na ocasião Myagawa estava armado e mais à frente a sua namorada, Janaína Sá.

 

O agente estava de costas e foi atingido por três disparos que atravessaram seu corpo. O laudo da perícia demonstrou o trajeto percorrido pelas balas, e as lesões fatais que elas causaram.

 

O parlamentar alegou que Myagawa representava um risco à namorada e teria ignorado a ordem de largar a arma no chão.

 

O Ministério Público Estadual já havia pedido a prisão de Paccola, alegando que, ao contrário do que a defesa dele dizia, a morte do agente assumiu “feição de execução”. O pedido, no entanto, foi negado pela justiça.

 

O inquérito foi conduzido pelo delegado Hércules Batista, da Delegacia Especializada de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP).

 

Segundo ele, Paccola - que é tenente-coronel da Polícia Militar - usou recurso que impossibilitou a defesa por parte da vítima, qualificadora essa atribuída ao crime.

 

Diligências preliminares foram realizadas em frente à distribuidora, sendo realizados perícias e levantamentos, seguidos de depoimentos de testemunhas e do interrogatório do militar, o qual se apresentou espontaneamente na DHPP. 

 

Após todo o material, fruto da investigação, a Polícia concluiu que a vítima não esboçou qualquer reação e a namorada da vítima em nenhum momento pediu ajuda de terceiros.

 

Leia mais sobre o assunto em:

 

Saiba os possíveis desdobramentos do inquérito sobre o caso

 

Fotos de laudo mostram camiseta de agente com furos de bala

 

Laudo: dos 3 tiros que agente levou, 2 atingiram órgãos vitais

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
5 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

inacio  21.07.22 16h11
sempre que posso em congestionamentos, deixo um pequeno espaço na frente do carro que dá para manobrar. Passou da hora de normatizar os congestionamentos, com motos em fila única e, a no máximo, 20 km/h e nunca parando na mesma linha paralela ao motorista. Evita riscos de assaltos, deixando espaço para viaturas passarem etc.
1
4
Alan  21.07.22 13h20
Rsantos, passei por isso a menos de um mês, no meu caso foi o radar inteligente, você tem a opção de seguir a ambulância, e pegar os dados do motorista da ambulância e placa dela para colocar na defesa, pois a ambulância também levou a multa (se foi radar eletrônico). Entendo do seu sentimento, e foi o sentimento que tive inicialmente, mas pensa melhor...poderia ser seu pai, sua mãe... Cuiabá é tudo perto, 15min seguindo a ambulância e mais um tempinho com defesa já resolve... e ainda que não resolva...R$ 293 reais pode custar uma vida, sei lá... difícil né? eu preferi avançar o sinal...
7
1
Gulherme  21.07.22 08h56
Gulherme, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Eloi Wanderley da Silva   21.07.22 08h56
O policial tem que aprender que sua arma é tão somente para sua legítima defesa e ainda por cima baseada na lei e se possível com testemunha, pois Salvador da pátria só perde, lembrete a nos policiais, quanto ao caso do meu superior Ten CEL PM Pacolla, bastava ele ligar no 190 e já teria contribuído com a sociedade. Quanto ao comentário do Sr. R Santos, no semáforo eletrônico da avenida Tenente Coronel Duarte/avenida MT, fui multado por dar passagem a uma ambulância, recorri e perdi também, sou da mesma opinião do Sr. R Santos agora se quiser passe por cima, simples assim.
30
4
Rsantos  20.07.22 19h30
Por este motivo, que não paro para socorrer ninguém, e nem interfiro nãos brigas entre pessoas, cada um que se cuidem,, uma vez dei passagens para um ambulância no semáforo, um agente da SEMOB, viu toda situação é ainda me multou, recorri e ainda perdoe por causa da tal de FÉ PÚBLICA DO AMARELHINHO… agora se quiser passa por cima..
35
4