Cuiabá, Quinta-Feira, 6 de Novembro de 2025
INÍCIO DE GESTÃO
13.12.2024 | 17h23 Tamanho do texto A- A+

Abilio quer aprovar no recesso reforma e fim da taxa de lixo; vídeo

Prefeito eleito propôs sessão extraordinária para dar celeridade a mudança da nova gestão

Victor Ostetti/MidiaNews

O prefeito eleito Abilio Brunini, que esteve na Câmara Municipal nesta sexta

O prefeito eleito Abilio Brunini, que esteve na Câmara Municipal nesta sexta

CÍNTIA BORGES E GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O prefeito eleito de Cuiabá Abílio Brunini (PL) pediu aos vereadores eleitos que convoquem uma sessão extraordinária nos primeiros dias de janeiro para que ele apresente os projetos de reforma administrativa e a revogação da taxa de lixo.

Eu já deixei pré-avisado que será necessário fazer uma convocação de uma sessão extraordinária em janeiro

 

O pedido foi feito nesta sexta-feira (13) a um grupo de 10 vereadores durante uma reunião na Câmara de Cuiabá.

 

"Eu já deixei pré-avisado que será necessário fazer uma convocação de uma sessão extraordinária em janeiro. Porque a gente vai mandar reforma administrativa, que é a divisão das secretarias, no começo de janeiro, e lá as comissões da Câmara já precisarão começar a apurar para votar ela em fevereiro, para que a gente possa fazer a mudança no começo do mandato", explicou Abilio.

 

Na reforma administrativa, Abilio deverá pedir algumas fusões e criações de secretarias, como a Secretaria de Orçamento Público, que é a fusão da Fazenda e Planejamento. Ele vai pedir a criação da Secretaria de Segurança Pública e a extinção da Limpurb (Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana).

 

Taxa do lixo

 

O prefeito eleito também falou da importância de encaminhar o projeto para revogar a taxa de lixo, pauta que foi promessa de campanha. 

 

"A taxa de lixo também impacta na LOA, por ser renúncia de receita. A gente faz a alteração dela também e já mandando por cá", afirmou.

 

O prefeito eleito requereu aos parlamentares ainda na semana passada o adiamento da análise da LOA (Lei Orçamentária Anual) 2025, que prevê um orçamento de R$ 5,4 bilhões.

 

Será a nova mesa diretora, a ser eleita no dia 1º de janeiro, que deverá fazer a convocação. Isso ocorre porque, após a posse, os parlamentares tiram um recesso e retornam aos trabalhos apenas em fevereiro. 

 

Veja trecho da entrevista:

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

João   13.12.24 17h57
Dê uma verificada no tal estacionamento rotativo. Estão multando os carros mesmo com horário comprado pelo aplicativo. Não há explicação na diferença da letra O para o número zero. Muitos foram multados por isso , mesmo mostrando ao fiscal que pagou o horário e que houve um equívoco somente na formalização de colocar a placa na troca da letra pelo número. NÃO HÁ ACORDO . A MULTA VEM SEMPRE . MESMO SABENDO QUE FOI PAGO O HORÁRIO.
23
0