O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), deixará o Brasil entre os dias 27 de outubro e 10 de novembro para uma agenda oficial nos Emirados Árabes Unidos e na China. Durante o período, a vice-prefeita Vânia Rosa (Novo) assume a gestão pela primeira vez.
A transferência do cargo não seria obrigatória, já que a Lei Orgânica prevê a medida apenas em afastamentos superiores a 15 dias, mas o prefeito optou por formalizar a substituição.
Ao MidiaNews, ele disse que se reuniu com Vânia na quarta-feira (1º) e conversou sobre a passagem do comando. Segundo Abilio, a abertura de espaço demonstra que a gestão está "alinhada e sem atritos".
“Não tinha obrigação nenhuma de fazer a transferência do cargo, mas ela vai assumir e fazer o trabalho dela. Conversei com ela e as coisas estão bem. Está tudo certo e irei viajar com tranquilidade”, disse.
“A Vânia está cuidando do projeto de reestruturação e modelando a vice-prefeitura”, acrescentou
Protagonismo de Cuiabá
A primeira etapa da viagem será nos Emirados Árabes, onde Abilio participa de uma cúpula internacional de prefeitos, realizada em Dubai, com foco em inovação, sustentabilidade e atração de investimentos.
O convite foi assinado pela ministra de Estado para Cooperação Internacional dos Emirados Árabes e CEO da Expo City, Reem Al Hashimy, e inclui apenas 15 prefeitos brasileiros.
Segundo Abilio, a escolha simboliza o reconhecimento internacional do potencial econômico da Capital e do Mato Grosso, estado que mais produz alimentos no mundo.
“Esse convite reforça que Cuiabá vive um novo momento, de se abrir para o mundo e de se consolidar como um polo estratégico para investimentos. Nessa viagem, é possível fechar parcerias em infraestrutura, logística e agroindústria”, disse.
Abilio estará acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Medeiros, que defende que a gestão municipal vem criando bases para atrair negócios, incluindo a futura Invest Cuiabá, agência voltada para facilitar processos e captar investimentos.
Agenda na China
Na sequência, Abilio integra a comitiva do Governo de Mato Grosso na China International Import Expo (CIIE 2025), uma das maiores feiras de importação e exportação do mundo, realizada de 5 a 10 de novembro, em Xangai.
A expectativa é de que a viagem amplie o diálogo com fundos soberanos, líderes do setor agroalimentar e representantes de segurança alimentar dos dois países. “Vamos buscar novos investimentos para Cuiabá, que está pronta para esse novo ciclo de crescimento e inovação”, afirmou o secretário Fernando Medeiros.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|