Cuiabá, Sexta-Feira, 5 de Setembro de 2025
MINIRREFORMA EM CUIABÁ
04.09.2025 | 19h15 Tamanho do texto A- A+

Amauri nega mal-estar com colegas e diz: “Objetivo é melhorar”

Possível perda de autonomia teria incomodado os secretários de Cultura e Esporte

Victor Ostetti/MidiaNews

O secretário Amauri Monge, que assumiu supersecretária em Cuiabá

O secretário Amauri Monge, que assumiu supersecretária em Cuiabá

GIORDANO TOMASELLI
DA REDAÇÃO

O secretário de Educação de Cuiabá, Amauri Monge, que agora também é responsável pela gestão financeira das Pastas da Cultura e de Esporte e Lazer, negou que haja qualquer mal-estar entre ele e os colegas Johnny Everson (Cultura) e Jefferson Neves (Esporte).

 

Sou amicíssimo do Jefferson e do Johnny. Já realizávamos diversas atividades em conjunto e vamos continuar fazendo ainda melhor agora

Com a fusão das secretarias, apesar de manterem o status de secretários e seus próprios gabinetes, Johnny e Jefferson ficam subordinados a Amauri, que passará a ser o ordenador de despesas e responsável pela gestão financeira das Pastas. A mudança foi aprovada na Câmara na última terça-feira (2).   

 

“Não fiquei chateado de jeito nenhum. Sou amicíssimo do Jefferson e do Johnny. Já realizávamos diversas atividades em conjunto e vamos continuar fazendo ainda melhor agora”, disse Amauri nesta quinta-feira (4).

 

Nos bastidores, a possibilidade de perda de autonomia nas respectivas Pastas teria incomodado os secretários de Cultura e Esporte.

 

Abilio garantiu que unificar as três secretarias em uma única estrutura administrativa não tiraria a autonomia dos secretários e, ainda assim, permitiria economizar cerca de R$ 6 milhões até o fim do ano.

 

“Estamos adaptando a área sistêmica para essa nova demanda. Vamos economizar em escala e ganhar eficiência. O objetivo é melhorar ainda mais o desempenho, tanto da minha secretaria, que é a Educação, quanto das outras duas”, frisou Amauri. 

 

“Repetir a fórmula”

 

O secretário afirmou que pretende replicar a fórmula de sucesso adotada pelo Governo do Estado na educação de Mato Grosso, que fez o estado subir onze posições no IDEB em Cuiabá.

 

Segundo Amauri, essa foi uma recomendação de Abilio quando ele assumiu, em abril, após deixar a equipe da Seduc (Secretaria de Estado de Educação).

 

“Acho que, com muito diálogo, conseguiremos evoluir. Foi assim nos últimos cinco anos no Governo do Estado, junto com o secretário Alan Porto, que conseguimos promover a estabilidade e a evolução da educação”, disse.

 

“A mesma orientação o prefeito Abilio nos deu aqui. Vamos repetir a fórmula de sucesso que tivemos no Estado, dialogando com os profissionais de educação, e, com isso, vamos melhorar os índices de aprendizagem dos estudantes de Cuiabá”, acrescentou.

 

Amauri ainda disse esperar que seu currículo na Seduc tenha sido um fator na decisão de Abilio de nomeá-lo para a Educação.

 

“Acho que pesou, porque quem nos credencia é nosso currículo. Tive a oportunidade de fazer coisas relevantes junto com Alan Porto, Mendes e Pivetta no Estado, e faremos aqui em Cuiabá de forma conjunta, sempre com muito diálogo”, afirmou, citando o secretário estadual de Educação, Alan Porto, o governador Mauro Mendes (União) e o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos).

 

Vídeo:

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia