Cuiabá, Segunda-Feira, 11 de Agosto de 2025
AÇÃO DO MPE
13.05.2013 | 16h38 Tamanho do texto A- A+

Baiano Filho afirma que já foi inocentado pelo Tribunal de Contas

Deputado foi acionado por desvio de recursos à frente da Secretaria de Esportes

Jupirany Devillart - ALMT

Filho: para ele, a ação do MPE perdeu o "objeto"

Filho: para ele, a ação do MPE perdeu o "objeto"

DA REDAÇÃO
O deputado estadual Baiano Filho, acionado pelo Ministério Público por suspeita de desviar recurso na época em que era secretário de Estado de Esporte e Lazer, afirmou, por meio de nota, que a ação teve início a partir de sindicância instaurada pelo próprio parlamentar e que ele foi absolvido pelo Tribunal de Contas do Estado. 

De acordo com o MPE, um total de R$ 9 milhões foi desviado da Pasta entre 2003 e 2010, por meio de esquema de notas fiscais adulteradas e clonadas, durante a gestão do deputado Baiano Filho. Leia mais AQUI.

Confira aqui a íntegra da nota:

Em resposta ao ingresso da Ação Civil Publica por parte do Ministério Público Estadual (MPE), que busca apurar a suspeita de desvio de recurso à época em que o deputado Estadual Baiano Filho (PMDB) administrava a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (SEEL), esclarecemos que a ação em tramite teve origem a partir da sindicância instaurada pelo próprio gestor, Baiano Filho, em 2008, após constatar atitudes lesivas ao erário publico praticadas por servidores da pasta.

Em retaliação a sindicância, os servidores investigados passaram a subtrair documentos relacionados a prestação de contas de convênios realizados pela pasta, provocando posteriormente uma série de denuncias pontuais ligadas aos documentos desaparecidos, sugerindo a pratica de irregularidades na tentativa de desqualificar o gestor da pasta.

Com a conclusão da sindicância interna, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) deu início ao processo de Tomada de Contas Especial, que contou com total respaldo e colaboração de Baiano Filho, como também de seu secretário-adjunto, Laércio Vicente de Arruda. Após minuciosa apuração, com a realização inclusive de oitivas entre os servidores da pasta, o TCE julgou o mérito, concluindo o processo e isentando por unanimidade de qualquer culpa ou suspeita o hoje deputado Estadual Baiano Filho, conforme narra o Acórdão Nº 722/2012 publicado no Diário Oficial do Estado (DOE) de 29/11/2012, pagina 71.

Com a isenção de culpa por parte do Tribunal de Contas, a acusação ajuizada pelo Ministério Público perde seu objeto. O deputado Baiano Filho ainda não foi oficialmente notificado da ação, mas pretende se antecipar prestando os esclarecimentos e a juntada da documentação apreciada pelo TCE. “Estou tranquilo, o Ministério Público está correto no seu papel de defensor do patrimônio público, mas minha inocência já foi comprovada pelo Tribunal de Contas”, frisou Baiano.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Gabriel  13.05.13 17h52
Gabriel, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas