Cuiabá, Terça-Feira, 15 de Julho de 2025
SUPLENTE DE AMÁLIA
14.05.2024 | 16h30 Tamanho do texto A- A+

Barbudo evita imprensa e posse na Câmara ainda não tem data

Deputada federal morreu na madrugada de domingo (12) e posse pode demorar até dois meses

MidiaNews

O suplente de deputado federal, Nelson Barbudo: recluso por recomendação

O suplente de deputado federal, Nelson Barbudo: recluso por recomendação

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O suplente de deputado federal Nelson Barbudo (PL) está evitando contato com a imprensa a pedido da direção do PL. Ele ocupará a vaga que era de Amália Barros (PL), que morreu no último domingo (12).

 

A parlamentar morreu após passar por complicações na retirada de um nódulo benigno no pâncreas. Amália ficou internada 11 dias no Hospital Nova Star, em São Paulo, e foi enterrada em Mogi Mirim (SP) na segunda-feira (13).

 

O presidente regional do PL, Ananias Filho, explicou que a posse de Barbudo dependerá do ato de convocação da Mesa Diretora da Câmara Federal.

 

“Nós pedimos para ele esperar o ato da Mesa. Isso deve sair nos próximos dias e não demora muito, não. Porque o Estado não pode ficar sem representação”, disse ao MidiaNews.

 

Em nota encaminhada à reportagem, a Câmara disse que aguarda o atestado de óbito de Amália para convocar o suplente da coligação. “A posse de deputado ocorre em sessão deliberativa do Plenário, em até 60 dias da convocação”, consta em trecho da nota.

 

Ananias explicou que quem entregará o documento será a família da parlamentar.

 

“A família é quem apresentará o documento, porque é preciso ver até a parte previdenciária. Não conversei e não vou conversar com eles sobre isso até por questão de bom senso”, afirmou.

 

Ele está muito triste e chateado. De todo modo, iria assumir no dia 1º de junho. O Abílio iria pedir licença

Ananias afirmou que Barbudo já iria assumir cadeira na Câmara com um pedido de licença do deputado Abílio Brunini, também do PL.

 

“Ele está muito triste e chateado. De todo modo, iria assumir no dia 1º de junho. O Abílio iria pedir licença, então, o mandato ele iria ter de todo jeito”, disse.

 

Somente um mandato

 

Barbudo foi deputado federal na legislatura passada (2019-2022) pelo PSL. Com a fusão da sigla com o Democratas, o parlamentar migrou para a sigla do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro, o PL.

 

Ele, porém, viu seus votos minguarem de uma eleição para a outra. Em 2018, teve 126.249 votos, sendo o mais votado de Mato Grosso para a Câmara.

 

Em 2022, caiu para 53.285 votos, sendo o décimo mais votado no Estado.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Após cortejo, Amália é enterrada sob aplausos em SP; vídeos

 

Mendes, Bolsonaro e diversos políticos lamentam morte de Amália

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
2 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

MARIA EDUARDA   15.05.24 08h18
Nossa que troca terrível para MT!!
11
6
Marcos Cunha  14.05.24 18h59
Lamentavelmente a morte prematura da Deputada Amália Barros,do PL-MT,vai proporcionar ao 1 Suplente Nelson Barbudo, 2 anos e 8 meses de mandato na Camara dos Deputados. Poliicamente é um cara sortudo, pois tem chance de recuperar politicamente agora.
6
11