Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
CHEFIA DO EXÉRCITO
28.12.2022 | 09h16 Tamanho do texto A- A+

Bolsonaro nomeia general cuiabano que foi escolhido por Lula

Ato de nomeação de Júlio César de Arruda foi publicado nesta quarta no Diário Oficial da União

Fablício Rodrigues

O general Julio Cesar Arruda, nomeado para assumir o comando do Exército

O general Julio Cesar Arruda, nomeado para assumir o comando do Exército

JOSÉ MARQUES
DA FOLHAPRESS

O presidente Jair Bolsonaro (PL) assinou, em ato publicado no Diário Oficial da União desta quarta-feira (28), a nomeação do general Júlio Cesar de Arruda como comandante interino do Exército.


Nascido em Cuiabá, Arruda foi escolhido para o comando da Força pelo presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A nomeação definitiva dele para o cargo deve ser assinada só depois da posse de Lula, neste domingo (1º).


O futuro ministro da Defesa, José Múcio Monteiro, já havia anunciado o nome de Arruda, e a troca de comando antes da posse já era esperada –ela deve ocorrer em cerimônia nesta sexta-feira (30).


Múcio foi anunciado como futuro ministro da Defesa em 9 de dezembro e assumiu o desafio de abrir interlocução com as Forças Armadas.


Como estratégia, o futuro ministro da Defesa anunciou que escolheria os oficiais-generais mais antigos de cada Força como comandantes, o que reduz a interferência do governo nas cúpulas de Exército, Marinha e Aeronáutica.


Com os primeiros movimentos, Múcio conseguiu marcar reuniões com os comandantes Freire Gomes (Exército) e Baptista Júnior (Aeronáutica), além do atual ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira.


O único que não se reuniu com Múcio foi o comandante da Marinha, Almir Garnier.


Interlocutores do futuro ministro dizem que o militar tem se mostrado resistente a tentativas de aproximação, diante da derrota do presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi o único a criar empecilhos para a transição, dizem pessoas ligadas ao novo governo.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
3 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Jonas Seymour  28.12.22 12h03
Jonas Seymour, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Luciana   28.12.22 10h02
Motivo de orgulho para Cuiabá e Mato Grosso um cuiabano de Tchapa e Cruz assumir a mais alta função do glorioso Exército Brasileiro!!!
59
14
Marcio  28.12.22 09h26
Uma honra para a baixada cuiabana.
56
15