Cuiabá, Quinta-Feira, 31 de Julho de 2025
FORA DA PREFEITURA
04.03.2024 | 16h53 Tamanho do texto A- A+

Delegado notifica Emanuel sobre afastamento; veja vídeos

TJ determinou que prefeito fique 6 meses longe do cargo, por supostamente liderar um esquema na saúde

MidiaNews

Emanuel estava na sua casa, no bairro Jardim Cuiabá

Emanuel estava na sua casa, no bairro Jardim Cuiabá

CÍNTIA BORGES E LIZ BRUNETTO
DA REDAÇÃO

O delegado Francisco Kunze Júnior, que atua no Núcleo de Ações de Competências Originárias (Naco), notificou na tarde desta segunda-feira (4) o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) sobre a determinação de seu afastamento do cargo.

 

Nesta manhã, o desembargador Luiz Ferreira da Silva, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, havia determinado que Emanuel fique afastado do cargo por seis meses e ainda o proibiu de frequentar o Palácio Alencastro, sede da Prefeitura de Cuiabá. 

 

A notificação foi feita na casa do prefeito, localizada no Jardim das Américas. O delegado foi recepcionado pela defesa de Emanuel, feita pelo advogado Francisco Faiad (veja vídeo abaixo).

 

O delegado compareceu à residência por volta das 16h com uma equipe em um veículo Toyota Corolla preto e saiu sem dar maiores detalhes à imprensa - vídeo abaixo.

 

Com a notificação em mãos, Emanuel terá que cumprir a decisão, sob pena de desobediência.

  

Veja vídeos:

 

 

 

Líder e articuladores

 

Além de Emanuel, também foram alvos da decisão três de seus principais subordinados: o assessor-executivo de Governo Gilmar de Souza Cardoso; o ex-secretário de Saúde Célio Rodrigues da Silva; e o ex-adjunto de Saúde Milton Corrêa da Costa.

 

Os quatro são acusados de integrar uma organização criminosa com objetivo de saquear os cofres da Saúde da Capital. O Naco apontou que ao longo da gestão de Emanuel diversas operações foram deflagradas a fim de desarticular esquemas na Saúde.

 

O Naco aponta Emanuel como líder da organização criminosa, Gilmar Cardoso atuaria como o articulador operacional e Célio Rodrigues e Milton Correa como articuladores empresariais. 

 

"Destacam que os representados detêm influência no aparato policial estadual e federal, de forma a tentar obter dados sigilosos e até mesmo interferir nas investigações em andamento, o que a torna uma organização criminosa especialmente periculosa, razão pela qual a permanência de Emanuel Pinheiro no cargo põe em risco a eficácia e o resultado concreto da persecução e da ordem pública”, consta em um trecho da decisão.

 

Uma investigação policial levantou a relação entre os esquemas investigados em operações das quais a gestão Emanuel foi alvo. O relatório, concluído no dia 15 de fevereiro, citou a Operação Sangria, as três fases da Curare, deflagradas pela Polícia Federal, e a Overpriced.

 

"Após o trabalho foi possível identificar conduta similares, nas quais alguns agentes tinham atuação repetidas em investigação de fatos diferentes, forma de atuação e sustentação política e econômica que dava alicerce à mencionada organização criminosa", diz a decisão.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Emanuel não pode pisar na Prefeitura nem deixar Cuiabá

 

Decisão atinge núcleo de organização "especialmente periculosa"

 

TJ afasta Emanuel do cargo por 6 meses por corrupção na Saúde

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Matheus  05.03.24 05h50
Afastado? Poxa, deveria estar preso..
49
0
Eduardo  04.03.24 19h47
Foi eleito e reeleito. Não adianta ficar filmando buraco na rua agora…
44
0
Rogério   04.03.24 19h00
O eleitor que votou nesse prefeito merece o que está passando parabéns foi feito justiça tomara que não ganhe nem pra presidente de bairro kkkkkk
108
5
João Moessa de Lima  04.03.24 17h58
Demorou um pouquinho!!!!!!!!!!!!!!
111
3
henrique   04.03.24 17h39
é o prefeito que o povo merece, parabens a população q o elegeu
129
10