O presidente do diretório municipal do MDB em Cuiabá, Francisco Faiad, afirmou que o partido deverá perder seus dois deputados federais na próxima janela partidária, em março de 2026. Segundo ele, Emanuelzinho e Juarez Costa devem trocar de sigla.

Caso isso seja concretizado, o partido sofre um enfraquecimento de sua chapa para a Câmara Federal.
“Eu tenho a notícia que o deputado Juarez está indo para um partido da base do vice-governador Otaviano Pivetta. Ele estaria fora, portanto, dos planos para o MDB”, afirmou nesta segunda-feira (10).
Em outubro, Juarez insinuou que poderia estar no mesmo partido de Otaviano Pivetta, o Republicanos. Ele foi convidado pelo próprio vice para mudar para a legenda na janela de 2026, mas ainda não se decidiu.
“O Emanuelzinho já me confidenciou que não está se sentindo à vontade com os caminhos que o MDB pretende tomar nas eleições do ano que vem. Ele é vice-líder do governo Lula no Congresso e nós entendemos perfeitamente essa situação. O caminho natural do Emanuelzinho é realmente ir para o PSD”, disse.
Se as baixas se concretizarem, o partido que tem duas cadeiras hoje, pode ter dificuldade de eleger um nome, já que o quociente eleitoral previsto deve ficar em torno de 250 mil votos para deputado federal.
A situação também pode prejudicar o desempenho da chapa de estaduais do partido e até a provável candidatura da deputada Janaina Riva ao Senado.
Recentemente, o diretório estadual do MDB divulgou uma lista com nove nomes que concorreriam pelo partido, incluindo Emanuelzinho e Juarez. A lista inclui também Juliana Kolankiewicz, que deve acompanhar Juarez caso ele mude de partido.
Leia também:
MDB tem lista com nove candidatos à Câmara Federal; veja nomes
Juarez: "Independente do MDB, meu compromisso é com Pivetta"
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|