Cuiabá, Quinta-Feira, 11 de Setembro de 2025
SETEMBRO AMARELO
11.09.2025 | 15h56 Tamanho do texto A- A+

Grêmios estudantis debatem ações de prevenção ao suicídio com estudantes e professores

O evento é desenvolvido na rede estadual de ensino pelo Núcleo de Mediação Escolar da Seduc

Assessoria | Seduc-MT

Ilustração

DA REDAÇÃO

Grêmios Estudantis de escolas da Rede Estadual de Ensino aderiram as ações da campanha de prevenção ao suicídio, em alusão ao "Setembro Amarelo", desenvolvida pela Núcleo de Mediação Escolar da Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc-MT).

 

Durante as ações, a comunidade estudantil participa de discussões sobre o tema em rodas de conversas com psicólogos das unidades e profissionais convidados.

Em Colíder, alunos da Escola Estadual Palmital, localizada na comunidade Marco de Cimento, também participaram de atividades de conscientização.

 

Na última terça-feira (10.9), eles debateram sobre saúde mental e atuaram em uma dinâmica de grupo que teve intuito de promover a coletividade e apoio ao próximo.

 

“Gostei muito das palavras de estímulo da psicóloga Queila Silva. Muitas vezes, basta uma boa conversa para ajudar quem está aflito”, disse o estudante do 2º ano do Ensino Médio, Vitor Marques de Queiroz (16 anos). Maria Eduarda (15 anos), está no 1º ano, e também participou da dinâmica.

 

“Saúde mental é tudo de bom na escola. Para passarmos de ano, precisamos estar bem e as rodas de conversa nos ajuda muito nesse ponto”, comentou.

 

A professora Ana Carla, interlocutora do Grêmio Jovem em Ação, avaliou o evento como rico e produtivo, contribuindo para a interação dos estudantes e melhor entendimento sobre a temática abordada.

 

Segundo ela, a iniciativa teve como principal objetivo oferecer aos estudantes um ambiente seguro e acolhedor, no qual pudessem, de forma anônima, relatar seus sentimentos, dificuldades e necessidades de ajuda.

 

“Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de indicar temas que gostariam que fossem trabalhados ao longo do mês, fortalecendo o diálogo e a escuta dentro da escola”, contou a professora.

 

Conforme o secretário de Estado de Educação, Alan Porto, o objetivo do Setembro Amarelo, que é sensibilizar a comunidade escolar sobre a importância de se falar sobre a saúde mental e as redes de proteção, foi alcançado.

 

Ele destaca que a campanha aborda a situação de vulnerabilidade emocional como uma questão de saúde pública, o que permite que as pessoas discutam abertamente suas experiências e sentimentos, abrindo caminho para ações preventivas.

 

“As conversas realizadas durante o período foram o destaque das ações, e envolveram estudantes do ensino médio e profissionais da Educação. Levamos jovens e adultos a refletirem sobre as causas e a prevenção ao suicídio, promovendo uma mobilização que repercute muito”, afirmou.

 

Para o representante dos grêmios estudantis na Seduc, Matheus Oliveira da Silva, fomentar uma discussão como essa leva a juventude a refletir sobre o protagonismo e saúde mental. “Nos dedicamos muito em um momento de engajamento entre toda a comunidade estudantil”, explicou.

 

Nesse sentido, Patrícia Carvalho, do Núcleo de Mediação Escolar da Seduc, disse que a participação dos grêmios na campanha é fundamental para que a adesão dos jovens seja total.

 

Ela explica que a rede estadual desenvolve atividades contínuas de sensibilização e rodas de conversa, pois contribui para reduzir o estigma associado ao suicídio e aos problemas de saúde mental. “O Setembro Amarelo encoraja jovens e adultos que estão sofrendo a buscar ajuda sem medo de julgamento ou discriminação”, concluiu.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia