Pesquisa nacional realizada pela AtlasIntel colocou o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), como o gestor de capital mais bem avaliado da Região Centro-Oeste em 2025. Entre todos os prefeitos de capitais, ele está em 11°, ficando a frente de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, por exemplo.
O levantamento integra o Ranking dos Prefeitos das Capitais Brasileiras e analisa aprovação popular e avaliação de governo nas 26 capitais do país.
De acordo com o estudo, Abilio se destaca entre os prefeitos da região ao alcançar os melhores índices de aprovação entre os gestores de capitais do Centro-Oeste, superando administrações de cidades como Goiânia e Campo Grande. O resultado reforça a percepção positiva da população cuiabana em relação à condução da gestão municipal.
De acordo com o ranking geral de aprovação, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini, alcançou 54% de aprovação, garantindo a 11ª colocação entre todos os prefeitos das capitais brasileiras.
A pesquisa foi realizada entre os dias 6 de outubro e 5 de dezembro de 2025 e ouviu 82.781 pessoas em todas as capitais brasileiras. Em Cuiabá, foram entrevistados 1.649 moradores, com margem de erro de aproximadamente dois pontos percentuais e nível de confiança de 95%. A população-alvo considerada foi de adultos residentes nas capitais.
O levantamento utiliza a metodologia Atlas Random Digital Recruitment (RDR), que recruta entrevistados de forma orgânica durante a navegação na internet, em dispositivos como celulares, tablets e computadores.
O método elimina vieses comuns de pesquisas presenciais ou telefônicas e garante maior representatividade ao calibrar a amostra com base em sexo, idade, escolaridade, renda, região e comportamento eleitoral anterior.
Além da aprovação, o estudo avalia a percepção geral sobre o desempenho administrativo das gestões municipais. Segundo a AtlasIntel, o ranking busca oferecer um instrumento técnico e comparável para medir como os prefeitos respondem às demandas locais e enfrentam os desafios da governança urbana.
Ranking completo de aprovação dos prefeitos das capitais, segundo a AtlasIntel:
1º Eduardo Braide, São Luís (MA), 82%
2º Dr. Furlan, Macapá (AP), 78%
3º Léo Moraes, Porto Velho (RO), 75%
4º JHC, Maceió (AL), 73%
5º João Campos, Recife (PE), 64%
6º Eduardo Pimentel, Curitiba (PR), 64%
7º Arthur Henrique, Boa Vista (RR), 64%
8º Eduardo Paes, Rio de Janeiro (RJ), 59%
9º Eduardo Siqueira, Palmas (TO), 59%
10º Bruno Reis, Salvador (BA), 56%
11º Abilio Brunini, Cuiabá (MT), 54%
12º Adriano Silva, Joinville (SC), 52%
13º Edvaldo Nogueira, Aracaju (SE), 51%
14º Topázio Neto, Florianópolis (SC), 51%
15º Emídio Correia, Aracaju (SE), 49%
16º Silvio Mendes, Teresina (PI), 48%
17º Lorenzo Pazolini, Vitória (ES), 47%
18º Igor Normando, Belém (PA), 42%
19º Tião Bocalom, Rio Branco (AC), 42%
20º Cícero Lucena, João Pessoa (PB), 42%
21º Paulinho Freire, Natal (RN), 41%
22º Ricardo Nunes, São Paulo (SP), 40%
23º Sandro Mabel, Goiânia (GO), 38%
24º Sebastião Melo, Porto Alegre (RS), 38%
25º Álvaro Damião, Belo Horizonte (MG), 28%
26º David Almeida, Manaus (AM), 23%
27º Adriane Lopes, Campo Grande (MS), 14%
Veja:


Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|