Cuiabá, Quinta-Feira, 26 de Junho de 2025
FERRONORTE
16.12.2020 | 11h03 Tamanho do texto A- A+

Jayme: "Ministro tem que ter mais humildade e respeito com MT"

Senador mato-grossense criticou o fato de Ministério priorizar projetos ao invés de ferrovia já pronta

MidiaNews

O senador Jayme Campos, que faz defesa da Ferronorte

O senador Jayme Campos, que faz defesa da Ferronorte

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O senador Jayme Campos (DEM) criticou o ministro de Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas por priorizar a ferrovia Ferrogrão em detrimento da Ferronorte em Mato Grosso. Para ele, o ministro precisa ser mais humilde e respeitar os anseios de Mato Grosso.

 

A manifestação foi feita durante sessão no Senado na terça-feira (15) que colocou em pauta o novo marco para o Transporte Ferroviário no Brasil. A apreciação do projeto de lei acabou sendo adiada a pedido do próprio Jayme.

 

Para o senador, o projeto do Governo Federal quer colocar em um pacote único a regulamentação de ferrovias – que em Mato Grosso contempla a Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), a Ferrogrão e a Ferronorte – que estão em estágios diferentes.

 

O senador explicou que a Ferronorte – que é concessão da empresa Rumo Logística – não deve ser tratada como os outros dois projetos, uma vez que ela já existe e precisa apenas ser extendida para a região Norte de Mato Grosso, passando por Cuiabá. Enquanto as outras duas são projetos ainda no papel.

 

O ministro Tarciso, com todo respeito, [...] tem que ter mais humildade e mais respeito com aqueles que fato produzem, como é o caso de Mato Grosso. Até agora o Ministério não teve nenhuma boa vontade

“Quando se fala de interesse de governo, não é verdade. Tendo em vista que nós temos aqui [em Mato Grosso] o prosseguimento da Ferronorte, que demanda Rondonópolis, passando por Cuiabá e indo até Lucas do Rio Verde. E o governo não tem manifestado nenhuma boa vontade [em viabilizar a obra] até agora. [O Governo Federal] Quer priorizar a Ferrogrão, que liga Sinop a Miritituba (PA)”, disse em plenário. 

 

“Como o governo estabelece como prioridade essa questão da ferrovia? Eu acho que o ministro Tarcísio, com todo respeito [...], tem que ter mais humildade e mais respeito com aqueles que fato produzem, como é o caso de Mato Grosso. Até agora o Ministério não teve nenhuma boa vontade”.

 

De acordo com Jayme, a Ferronorte já está em execução há anos, com concessão garantida, mas sua ampliação não sai do papel por má vontade do Governo Federal. Ele chegou a levantar suspeita sobre interesses escusos por trás da decisão.

 

“Apenas um prosseguimento de uma ferrovia - que já foi construída há anos, que já está privatizada e que o Governo Federal não vai aportar um centavo - e até agora só botou ‘gosto ruim’, só colocou ‘pau na estrada’".

 

"Dá a entender que algo está por de trás disso tudo, tendo em vista que ele [o ministro] comentou que só vai liberar a Ferrogrão quando conseguir recurso de fundos árabes e ingleses. Eu não posso admitir”, finalizou o senador.

 

Veja vídeo:

 

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COMENTÁRIOS
6 Comentário(s).

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Juscelino Ribeiro  17.12.20 09h09
O nobre senador nunca teve interesse em Ferrovia, agora vem a público querer melar um projeto gigantesco e de suma importância para o estado de MT e o Brasil. A ferrogrão é de extrema necessidade para todos. Que o Ministro Tarciso consiga tornar realidade este empreendimento.
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junior  16.12.20 15h30
Cuiaba nao precisa de ferrovia.Uma capitalsem eixo industrial
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JOAO BATISTA ROSA  16.12.20 14h34
O Senador deveria analisar os projetos sem qualquer bairrismo. Quais os projetos trarão mais beneficios para a economia de MT? Sem dúvidas são a FICO e Ferrogrão. Será que é realmenmte o Ministro Tarcisio que está faltando com o respeito que os matogrossenses merecem?
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RODNEY FERREIRA  16.12.20 12h59
Bela representatividade senador, faz bem o seu papel defendendo oninteresses e o povo da baixada cuiabana. Estão agindo tão somente a classe dos barões... mas o senhor mostrou a que foi eleito ao senado. PARABENS
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Deyved  16.12.20 12h31
O porto de Santos já está saturado, não consegue atender a contento a demanda a anos. Está corretíssimo o Ministro Tarcísio em canalizar os esforços para a Ferrogrão mirando Miritituba no arco Norte e a FICO Saindo ao Leste no Vale do Araguaia até o o entroncamento com a Ferrovia Norte Sul mirando tanto Porto de Itaqui no Maranhão quanto o porto de Ilhéus na Bahia passado pela FIOL. Jaime está sendo politiqueiro e querendo ver seus imóveis valorizarem na baixada Cuiabana. Quanto de Soja e Milho produz Cuiabá, Varzea Grande, Poconé, Santo Antonio do Leverger? Ferrovia tem que começar onde estar a produção e terminar em portos viáveis. Santos já deu o que tinha de dar!
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