Cuiabá, Quarta-Feira, 6 de Agosto de 2025
DECISÃO
06.02.2015 | 09h00 Tamanho do texto A- A+

Justiça determina afastamento de prefeito por descumprir ordem judicial

Decisão obrigava prefeitura a pagar piso aos professores

Edevilson Arneiro/Secom

Prefeito de Barra do Garças Beto Farias (PSD) afirma que efetuou pagamentos aos professores

Prefeito de Barra do Garças Beto Farias (PSD) afirma que efetuou pagamentos aos professores

FRANCIS AMORIM
DO RDNEWS
O prefeito de Barra do Garças Beto Farias (PSD) foi afastado do cargo por decisão do juiz da 4ª Vara Cível, Jurandir Florêncio de Castilho Júnior. A medida ocorreu, na tarde desta quinta (5), sob o argumento de descumprimento de determinação judicial, que obrigava a prefeitura ao pagamento do piso nacional aos professores da rede municipal.

No despacho, o magistrado não determina a substituição imediata do social-democrata pelo vice-prefeito Mauro Piauí (PT), mas a apresentação documental que comprove o cumprimento judicial, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. De acordo com o juiz, Beto não poderá, até a juntada dos documentos, assinar atos administrativos ou representar o município em solenidades públicas.

Conforme a assessoria jurídica do prefeito, a medida é inconstitucional, ilegal e arbitrária, pois, na ação impetrada pelo Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), subsede de Barra do Garças, a prefeitura “havia juntado documentação que comprova, efetivamente, o pagamento do piso nacional conforme a determinação judicial”. Neste sentido, alega que já recorreu da decisão.

Acontece que o Sintep alega, na ação, que o município descumpriu a Lei n° 11.738, que instituiu o piso salarial profissional nacional para os professores do magistério público da educação básica, além do desmembramento de categorias, professores e técnicos administrativos do Plano de Cargos, Carreiras e Salários dos trabalhadores na Educação.

O prefeito, que estava na Capital para participar de uma série de encontros com o governador Pedro Taques (PDT), emitiu nota após ser notificado e afirma que considera estranha a decisão do juiz.

Confira, abaixo, a íntegra da nota da prefeitura.


O juiz da Quarta Vara Cível desta Comarca, numa decisão inconstitucional, ilegal e arbitrária determinou o “afastamento” do prefeito de Barra do Garças Roberto Farias. De acordo com a decisão, “até que sejam juntados documentos que comprovem o cumprimento da determinação judicial sobre o pagamento do piso nacional dos professores”.

Nesta mesma ação já foram juntados vários papéis que comprovam o pagamento do piso conforme solicitado pelo judiciário, mas como está sempre à disposição da Justiça, o prefeito disponibilizará todos os documentos necessários de acordo com o pedido do Juiz no referido processo.

A estranha decisão não determina a substituição de Beto Farias, porém, segundo a determinação o prefeito não poderá praticar qualquer ato enquanto não forem juntados mais documentos no processo, sob pena de multa.

Prefeitura de Barra do Garças

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia