Líder do Governo na Câmara, o vereador Dilemário Alencar (União) avalia que faltou “jogo de cintura” e articulação política à ex-secretária municipal de Saúde Lúcia Helena Sampaio para permanecer no comando da Pasta.
A exoneração de Lúcia Helena foi anunciada pelo prefeito Abilio Brunini na terça-feira (29). Em seu lugar vai assumir a ex-interventora estadual, Danielle Carmona.
“Ali o Abilio colocou pra imprensa que houve um entendimento entre ele e ela, certo? Eu vejo que a secretária é extremamente técnica. O cargo de secretário, seja em qualquer área que for, você tem que ter também, vamos dizer assim, uma cancha política, ter certo jogo de cintura. Porque não é fácil, principalmente você ser secretário de Saúde”, afirmou em entrevista ao MidiaNews.
A saída acontece em meio a desgaste com vereadores, até mesmo os da base de Abilio, que criticavam o fato de Lúcia Helena não ter conseguido contornar problemas considerados simples deixados na gestão Emanuel Pinheiro (MDB), como a falta de medicamentos.
Apesar da tensão com a Câmara, Dilemário descartou que a pressão dos vereadores tenha contribuído para que Lúcia Helena fosse exonerada do cargo e atribuiu as críticas à falta de comunicação.
O líder chegou a admitir que houve uma “falha” por parte da gestão para mostrar a real situação da Pasta.
“Penso que a secretária de Saúde faltou se comunicar mais. Eu quero dizer para você que talvez a gente pecou nesse sentido. A gente tinha que explicitar melhor para sociedade como de fato nós recebemos a Saúde de Cuiabá. Que a gente não iria conseguir resolver o problema da Saúde de Cuiabá em um ano, dois anos”, disse.
“Foi criada uma expectativa que tudo ia se resolver rapidamente. Não. Acho que nesse aspecto a gente falhou, devia ter se comunicado melhor com o povo cuiabano, mostrando de fato, feito uma radiografia”, completou.
Novo comando
Apesar de elogiar a atuação de Lúcia Helena até aqui, Dilemário disse acreditar que Carmona se sairá melhor no comando da Secretaria por já ter experiência do tempo que foi interventora.
Carmona é ex-secretária adjunta de Estado de Saúde e em 2023, quando o Tribunal de Justiça decretou uma intervenção estadual na Saúde da Capital, ela foi nomeada pelo governador Mauro Mendes (União).
“Por que houve a intervenção? Porque estava um caos, estava colapsada a Saúde de Cuiabá. E veio a Carmona com sua equipe e deu uma melhorada. [...] Então, com a vinda da Carmona, eu penso que, pela experiência que ela tem, talvez vai ter capacidade de dar mais agilidade no processo de reconstrução da saúde de Cuiabá”.
Veja vídeos:
Leia mais:
De saída da Saúde, secretária cita caos e diz que fez “o possível”
Abílio confirma ex-interventora como futura secretária de Saúde
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|