Cuiabá, Quinta-Feira, 3 de Julho de 2025
DISPUTA AO SENADO
03.07.2025 | 11h45 Tamanho do texto A- A+

Medeiros lembra elo com Lula e descarta coligação com MDB

Deputado afirmou que dificilmente haverá uma dobradinha com a deputada Janaina Riva

Reprodução

O deputado federal José Medeiros, que é pré-candidato a senador

O deputado federal José Medeiros, que é pré-candidato a senador

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O deputado federal José Medeiros (PL) afirmou que “dificilmente” haverá uma dobradinha entre ele e a deputada estadual Janaina Riva (MDB) pela disputa ao Senado nas eleições de 2026.

 

A tendência do MDB é fechar com o Lula e a tendência é a gente ficar aqui como um grupo de direita

O deputado citou o fato do MDB Nacional estar alinhado com o presidente Lula (PT) como o motivo que impossibilitaria uma aliança em Mato Grosso.

 

“Acho bastante difícil, porque a tendência do MDB é fechar com o Lula e a tendência é a gente ficar aqui como um grupo de direita. Então, vejo com muita dificuldade a aliança com o MDB nesse sentido. Acho que dificilmente o MDB sai de lá”, afirmou.

 

Parte significativa do MDB — especialmente suas bancadas no Congresso — tem atuado de forma alinhada ao Palácio do Planalto em votações estratégicas.

 

O partido ocupa ministérios, como o da Integração e Desenvolvimento Regional, e tem usado sua influência regional para fortalecer acordos com o Governo Federal.

 

Inclusive, o deputado federal Emanuelzinho, que é uma das lideranças do MDB em Mato Grosso, ocupa atualmente a posição de vice-líder do Governo Lula na Câmara dos Deputados, tendo sido nomeado em fevereiro de 2023.

 

Apesar da maioria dentro da sigla se posicionar como de direita e centro-direita, Medeiros disse não acreditar que a ligação entre o MDB e a esquerda não vá refletir no cenário eleitoral em Mato Grosso.

 

“No caso, o Lula vai querer fechado. E dificilmente eles vão abrir mão em algum Estado. Acho que para acontecer uma situação dessa, a deputada [Janaina] teria que mudar de partido, não sei se ela vai fazer isso. Eu acho difícil com o MDB”, disse.

 

Dobradinha com Mendes

 

Ao contrário do que afirmou sobre o MDB, Medeiros reiterou que acha possível fazer uma aliança com o governador Mauro Mendes (União) na disputa ao Senado.

 

O deputado condicionou uma união à definição sobre candidaturas ao Governo do Estado.

 

“O [diretório] estadual e o presidente Jair Bolsonaro que estão cuidando disso. Mas eu vejo que tem [chance]. O grupo já esteve junto da outra vez. Isso vai depender de como vão afunilar lá na frente as candidaturas de governador. Hoje o PL tem o senador Wellington Fagundes como candidato, eles também têm outros candidatos lá no União Brasil. Mas tudo é possível”.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia