O governador Mauro Mendes (União) definiu com seus aliados políticos o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), como vice-governador na chapa encabeçada por Otaviano Pivetta (Republicanos) na disputa ao Governo do Estado.
A informação foi confirmada por uma fonte do MidiaNews nesta quinta-feira (29).
Conforme apurou a reportagem, Mendes também fechou acordo para a composição da sua chapa ao Senado na eleição deste ano. O primeiro suplente será o presidente do conselho administrativo da Nova Rota do Oeste, ex-senador Cidinho Santos (PP), e o segundo suplente, o secretário de Fazenda, Rogério Gallo. O governador pretende se afastar para a disputa de uma das duas vagas ao Senado este ano.
Fábio Garcia é um dos aliados mais próximos do governador, seu padrinho político. Com base eleitoral na região metropolitana, o secretário pode contribuir com votos em uma área onde Pivetta não tem origem política e densidade eleitoral. Nos bastidores, desde o ano passado circulam conversas sobre a possibilidade de o governador indicá-lo como vice na chapa do atual vice-governador.
Pivetta e Garcia têm cumprido agendas políticas conjuntas, como a visita realizada na semana passada à região do Araguaia e compromissos desta semana.
No velório da mãe do ex-governador Dante de Oliveira, o secretário da Casa Civil chegou acompanhado de Pivetta e não de Mendes, como costuma ocorrer. Cerca de uma hora depois, o governador chegou ao local.
Entre observadores dos bastidores da política, o gesto foi interpretado como uma forma de valorizar, mesmo naquela circunstância, o vice-governador e o secretário.
Senado
Cidinho Santos é considerado um ator político relevante no processo eleitoral. Ele foi suplente do ex-ministro, ex-governador e ex-senador Blairo Maggi e é empresário com trânsito no meio empresarial nacional e internacional. Também mantém proximidade com o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), de quem ajudou a coordenar a campanha em 2022.
O secretário Rogério Gallo é outro gestor importante na administração do governador Mauro Mendes, além do círculo próximo do governador. E na função de secretário, é voz decisiva junto do governador nas decisões sobre aplicação de recursos públicos, como em investimentos e novos gastos.
Ele está no Governo desde a gestão do ex-governador Pedro Taques (PSB), em 2017. Um dos secretários com mais tempo no cargo. Ele acumulou a função de secretário da Casa Civil em 2022, no período eleitoral com o afastamento do titular Mauro Carvalho Junior que disputou como suplente do senador Wellington Fagundes (PL)
Ele também foi procurador do município em Cuiabá e assumiu interinamente a Prefeitura no mandato do então prefeito Mauro Mendes.
Segundo apurou o MidiaNews, as conversas entre os aliados se intensificaram nos últimos dias, e as definições teriam como objetivo valorizar o trabalho dos escolhidos e facilitar a organização da campanha.
Mauro Mendes está em visita à região do Araguaia desde a terça-feira (27) e encerrou o roteiro pelos municípios nesta quinta-feira (29).
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|