Cuiabá, Quarta-Feira, 16 de Julho de 2025
SERVIDORES
19.10.2020 | 10h55 Tamanho do texto A- A+

Mendes diz que pagará RGA em 2021: “Já está no orçamento”

Servidores não recebem benefício desde 2018, quando TCE proibiu por conta do estouro dos gastos

Tchelo Figueiredo/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que anunciou pagamento da RGA

O governador Mauro Mendes, que anunciou pagamento da RGA

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (DEM) garantiu, na última semana, que iniciará o pagamento da Revisão Geral Anual (RGA) no próximo ano.

 

Os servidores não recebem o benefício desde 2018, quando o pagamento da parcela referente a revisão não foi concedida por conta do estouro da folha conforme limites estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

 

“Já está no orçamento do ano que vem. Nós iremos pagar a RGA. A RGA que botaram na lei, mas não pagaram. Ano que vem nós já teremos condições de pagar e nós iremos pagar”, afirmou Mendes. 

 

Já está no orçamento do ano que vem, nós iremos pagar a RGA. A RGA que botaram na lei mas não pagaram. Ano que vem nós já teremos condições de pagar e nós iremos pagar

Conforme a LRF, o Executivo pode gastar no máximo 49% de seu orçamento com folha salarial. Em 2018, o gasto chegou a 58,55%.

 

Agora, conforme o balanço do segundo quadrimestre deste ano, Mato Grosso compromete 47,1% de seus recursos com servidores.

 

RGA atrasados

 

O Governo do Estado, no entanto, deverá pagar a RGA referente apenas aos anos anteriores a 2020. 

 

Isso porque, por conta do decreto federal de calamidade pública, o pagamento do benefício neste período fica proibido até 31 de dezembro de 2021.

 

Recentemente, o secretário de Estado da Fazenda Rogério Gallo explicou que montante pago pelo Executivo deve ficar em torno dos 3%.

 

“Nós temos o que foi fixado em 2017, que não foi pago em 2018. É um resíduo de 3%. Possivelmente, teremos condição, sim, de pagar. Agora, há um entendimento no TCE e da Secretaria do Tesouro Nacional que não pode conceder aumento no período da calamidade. Mas isso em relação ao ano de 2021. Aquilo que está suspenso é só aguardar de fato o cumprimento dos 49%”, afirmou Gallo.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
10 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Alzite Egidio da Costa  20.10.20 16h59
Promessas, porque está no período de eleição e ele está de peito aberto, apoiando Roberto França, famoso também por não pagar o funcionalismo em dia, depois da eleição, os servidores públicos ficarão a ver navios.
13
1
luis  20.10.20 07h56
Vamos aguardar... Ano Político, muitas promessas...!!!! depois que o candidato dele perder as eleições vira chibata no lombo dos servidores.
16
0
Beatriz  20.10.20 01h16
O governador acha que os servidores são bestas. Ele tirou 3% aumentando para 14% e agora falando que vai dr 3 de RGA. PIADA NE? Voce nao está dando nada
16
2
Paulo  19.10.20 19h56
Paulo, seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
ROBSON JOSÉ  19.10.20 18h16
É mais uma tentativa de enganar os servidores. Se já ha espaço na LRF, então que pague imediatamente, até mesmo por ser uma obrigação atrasada, e não é só RGA, existem outros direitos dos servidores que estão sem reajuste salarial por 3 anos. Espero que os servidores não caiam mais nesse mentira desse cara.Isso é apenas para ganhar votos dos candidatos apoiados por ele.
16
0