Cuiabá, Quinta-Feira, 20 de Novembro de 2025
COP 30 E EMISSÃO DE CARBONO
20.11.2025 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

“MT não precisa de esmola”, diz Mendes sobre recurso estrangeiro

Países desenvolvidos se comprometeram a investir em nações tropicais, mas nunca cumpriram

Mayke Toscano/Secom-MT

O governador Mauro Mendes, que criticou baixo investimento de países ricos

O governador Mauro Mendes, que criticou baixo investimento de países ricos

CÍNTIA BORGES E VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

O governador Mauro Mendes (União) voltou a criticar a falta de compromisso de países ricos e desenvolvidos em destinar recursos para mitigar as emissões de gases poluentes aos países em desenvolvimento.

 

“Agora, dinheirinho pouco, esmolinha? Mato Grosso não precisa e acredito que o Brasil também não precisa. Não acredito que venha dinheiro relevante, vai vir migalhas como veio até hoje”, disse.

 

A declaração foi dada ao ser questionado sobre a COP 30 (conferência climática da ONU), que ocorreu em Belém (PA), e que contou com a presença do governador.  Segundo Mendes, Mato Grosso recebeu pouquíssimo recurso dessas nações.

 

“Essa grana que os países prometeram ao longo dos anos, se transformou num fiasco. Nós já recebemos algum dinheirinho, mas muito pouco. É claro que qualquer dinheiro que seja doado ao Estado para fazer ação ambiental nós vamos utiliza-lo e utiliza-lo bem, entretanto é muito pouco”, disse Mendes.

 

O governador lembrou do compromisso feito na COP 15, em que os países desenvolvidos assumiram o compromisso de que, a partir de 2020, destinariam 100 milhões de dólares a países tropicais para que houvesse a preservação das florestas. 

 

Mendes disse, no entanto, que esse dinheiro não chegou. “Esse dinheiro nunca aconteceu”, disse.

 

Este ano, o Governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou na conferência o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), para financiar a preservação de áreas florestais. A iniciativa, no entanto, alcançou poucos mais de 5 bilhões de dólares dos 25 bilhões estimados.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Mendes cobra países ricos: “Precisam pagar e não com migalhas”

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia