Cuiabá, Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2025
FORA DO JOGO
16.02.2018 | 08h21 Tamanho do texto A- A+

“Não serei candidato a presidência”, diz Luciano Huck

Apresentador de tevê havia prometido um posicionamento oficial após o carnaval

Claudinei Ligieri/Futura Press/Folhapress

O apresentador Luciano Kuck, que desistiu de candidatura

O apresentador Luciano Kuck, que desistiu de candidatura

GAZETA DO POVO

O empresário e apresentador de TV Luciano Huck negou nesta quinta-feira (15), pela terceira vez, que irá concorrer a presidente do Brasil nas eleições de outubro deste ano. “Não serei candidato mas não quero falar mais sobre o assunto agora. Preciso digerir a decisão”, afirmou ao blog Direto da Fonte, do jornal O Estado de S. Paulo.

 

Huck deve fazer o anúncio formal na sexta-feira (16). A manutenção da desistência foi adiantada pelo site O Antagonista e confirmada por sua assessoria. Nas últimas semanas, a condenação por corrupção em segunda instância e a virtual inelegibilidade de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recolocou o nome do apresentador da Rede Globo no jogo.

 

 

A análise de números de perfil do eleitor feita por seus estrategistas permitia antever que havia grande potencial para Huck avançar sobre aqueles que haviam declarado voto no petista. Além disso, o fraco desempenho nesse momento da corrida eleitoral e os diversos problemas de largada na pré-campanha de Geraldo Alckmin (PSDB) animaram aliados do tucano a especular mais firmemente sobre o apoio a Huck.

 

 

Não serei candidato mas não quero falar mais sobre o assunto agora. Preciso digerir a decisão

Antes do Carnaval, ele havia feito uma nova rodada de conversas com seus conselheiros, em especial o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), que é o mentor intelectual da hipótese Luciano Huck. FHC ponderou sobre as dificuldades da campanha durante um jantar, mas manteve o estímulo ao apresentador se lançar candidato.

 

 

O ex-presidente foi criticado em alas de seu partido que viram no apoio uma constatação pública de pouca viabilidade eleitoral do governador paulista, que ainda enfrentará prévias com o prefeito Arthur Virgílio (Manaus). FHC reagiu e disse apenas defender o diálogo e o arejamento da política, e manteve apoio a Alckmin. Mas o mal-estar com o decano do tucanato nem de longe passou.

 

 

O ex-presidente já havia feito o pré-lançamento, por assim dizer, de Huck no campo político ao equipará-lo ao prefeito paulistano João Doria (PSDB) em uma entrevista à Folha de S.Paulo no ano passado. As conversas chegaram a outros setores do campo centrista/governista, a começar pelo DEM – que rapidamente fez questão de negar apoio a Huck e defender candidatura própria de Rodrigo Maia.

 

 

Mas o partido e o PSD de Gilberto Kassab, além de setores do PMDB, observaram com bastante atenção a possibilidade de o global tornar-se um ativo eleitoral real.

 

Pressão da TV Globo

 

Pressionado pela Rede Globo a se definir, já que a emissora teme a já corrente associação entre uma candidatura do apresentador e seu nome, Huck prometera dar uma resposta depois do feriado, o que acabou ocorrendo agora. Segundo interlocutores do apresentador, a Globo foi central para a decisão. No horizonte próximo de Huck está o espaço hoje ocupado aos domingos por Fausto Silva, o maior salário de TV aberta.

 

 

Há outras considerações materiais. Uma eventual candidatura iria obrigar a mulher de Huck, a apresentadora Angélica, a também deixar de ter vínculos com a emissora. Além da questão da perda de fontes de renda, pesou na decisão o óbvio escrutínio a que Huck seria submetido.

 

 

No feriado, emergiu o fato de que ele usou uma linha do BNDES para comprar um jatinho em 2013, caso em que não havia irregularidade formal apontada, mas sugeria a natural exposição a seguir. O que deixava seus aliados mais preocupados, contudo, era a associação de Huck com o empresário Alexandre Accioly, amigo íntimo e ex-sócio dele em uma rede de academias. Accioly, muito próximo do senador Aécio Neves (PSDB-MG), já é investigado pela Operação Lava Jato.

 

 

Para o ex-senador tucano José Aníbal, presidente do instituto de formulação política do PSDB, a saída de Huck “vai tornando o processo mais racional, menos propenso a impulsos”. “As pessoas poderão refletir melhor quem está aí, testado, com serviço prestado. Geraldo tem a temperança necessária para o exercício da democracia”, afirmou.

 

 

Já o PPS, partido que era o porto certo de filiação de Huck em caso de candidatura, não manifestou surpresa. “Ele apenas repetiu o que falava. Hora nenhuma ele disse que era candidato. Portanto, não há surpresa nenhuma nisso”, disse o presidente da sigla, o deputado Roberto Freire (SP).

 

 

O anúncio da não candidatura acontece no mesmo dia em que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) arquivou uma representação do PT contra o apresentador e a TV Globo por suposto abuso de poder econômico e propaganda eleitoral antecipada.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
4 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Thais   17.02.18 07h55
O bom senso falou mais alto, continua como aprsentador é o menos pior.
0
0
Antônio   16.02.18 17h29
Antônio , seu comentário foi vetado por conter expressões agressivas, ofensas e/ou denúncias sem provas
Paulo Bertoldi  16.02.18 10h43
Vc É DO BEM!!! O AMOR PREVALECE!! VC VAI GANHAR ESSAS ELEICÕES PARA PRESIDENTE. EU APOIO,
4
15
EDILSON  16.02.18 10h29
Hoje tenho certeza. FHC nunca pensou num Brasil grande, só pensou em um povo escravizado na ignorancia e comendo um pedaço de pão por dia... a ideologia comunista dele nunca foi deixada de lado. Ricos ficam mais ricos e as vezes ficam pobres. Pobres as vezes permanecem pobres, mas também, deixam de ter pena de si, param de se sentir injustiçados e enfrentam as dificuldades da vida com queixo erguido e ficam ricos, esse é o mundo capitalista. o socialismo é a fase anterior à comunista, e dependem do autoritarismo para se perpetuar, e perpetuando, mantem o povo no mesmo patamar: escravo e na miséria...
8
11