Cuiabá, Terça-Feira, 17 de Fevereiro de 2026
HOSPITAL EM LEVERGER
17.02.2026 | 11h00 Tamanho do texto A- A+

“Não tem lógica”, diz secretário sobre mudança do Júlio Müller

Mudança ocorre por meio de uma lei aprovada em 2025; prefeito de Cuiabá tenta revogação

Victor Ostetti/MidiaNews

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que é contrário a transferência

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, que é contrário a transferência

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, disse ser contrário a transferência do novo Hospital Universitário Júlio Müller para Santo Antônio do Leverger (a 30 km de Cuiabá). 

 

Não existe muita lógica. O município de Santo Antônio não tem estrutura necessária

A mudança ocorreu no ano passado, por conta da aprovação de uma lei da Assembleia Legislativa que transfere o território onde está sendo construída a unidade de saúde de Cuiabá para o município vizinho. 

 

Segundo Gilberto, a mudança não é coerente do ponto de vista administrativo e pode comprometer a gestão da unidade, que terá perfil de referência estadual. Ele explicou que a Secretaria de Estado de Saúde emitiu parecer formal contrário à transferência. 

 

“Não existe muita lógica. O município de Santo Antônio não tem estrutura necessária para fazer a administração da gestão, sendo gestão plena, de um hospital com essa magnitude”, afirmou.

 

“No nosso entendimento, não há muita coerência nessa decisão, mas já pontuamos isso oficialmente através do parecer que foi feito e eu encaminhei um parecer formal da secretaria”, acrescentou.

 

Gilberto também alertou que, por se tratar de um hospital de referência estadual, o Júlio Müller deverá atender pacientes de todos os municípios de Mato Grosso, o que exige uma capacidade administrativa robusta. 

 

“O município para conseguir fazer aquilo que é preconizado no SUS como pactuações, ele terá que fazer investimento maciço em pessoal. Ele tem que ter central de regulação, ele que vai contratualizar com esse hospital. O município vai ter que pactuar com todos os municípios de Mato Grosso. E ele precisa ter uma capacidade administrativa muito mais robusta para fazer isso”, disse.

 

“Eu acho até que o ganho possível em imposto pela produção desse hospital vai ser inferior ao custo adicional que esse município vai ter que fazer para assegurar a gestão plena”, completou.

 

Santo Antônio tem pouco mais de 15 mil habitantes, conforme o último Censo do IBGE.

 

Prefeito vai a ALMT 

 

No dia 10 de fevereiro, o prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), se reuniu com o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, deputado Max Russi (PSB), para discutir a revogação da lei que transferiu o território do hospital para Santo Antônio do Leverger.

 

Segundo Abilio, a mudança pode gerar entraves administrativos e atrasar a entrega do hospital, prevista para este ano.

 

“A gestão plena no município de Cuiabá é o que garante que o Júlio Müller tenha mais respaldo do Ministério da Saúde. Nossa intenção é não fazer nada que atrapalhe a entrega desse hospital neste ano”, afirmou o prefeito.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia