Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
INTERCEPTAÇÕES
27.05.2017 | 15h43 Tamanho do texto A- A+

No TJ, Janaina quer saber se há mais deputados alvos de “grampos”

"Tenho certeza que outros foram vítimas desse crime", afirmou a deputada de oposição

Alair Ribeiro/MidiaNews

A deputada Janaina Riva, que cobra lista dos

A deputada Janaina Riva, que cobra lista dos "grampeados"

CAMILA RIBEIRO
DA REDAÇÃO

A deputada estadual Janaina Riva (PMDB) afirmou que encaminhará um ofício ao presidente do Tribunal de Justiça (TJ-MT), desembargador Rui Ramos, para saber se há mais parlamentares “grampeados” no esquema de escutas clandestinas supostamente realizadas pela Polícia Militar (PM-MT).

 

A peemedebista foi um dos alvos das interceptações que teriam sido realizadas por meio da tática de “barriga de aluguel”, quando números de telefones de cidadãos sem conexão com uma investigação policial, são inseridos em um pedido de quebra de sigilo telefônico à Justiça.

 

Após o esquema ser revelado, o presidente Rui Ramos determinou uma investigação interna, no Poder Judiciário, para apurar os fatos, especialmente em razão de informações de que desembargadores também estariam entre as vítimas. A investigação feita pela Corte é sigilosa.

 

Tenho certeza que tem outros deputados que foram vítimas desse escândalo, vítimas do mesmo crime

“Vou encaminhar um ofício ao presidente Rui Ramos, informando o número dos celulares de todos os parlamentares, para que se dê certa prioridade àqueles que detém prerrogativa de foro, que somos nós. Essa medida é para que se verifique se existem mais deputados grampeados”, disse Janaina, esta semana, à imprensa.

 

“Tenho certeza que tem outros deputados que foram vítimas desse escândalo, vítimas do mesmo crime”, afirmou.

 

Segundo ela, a eventual existência de mais parlamentares na lista, poderá viabilizar, inclusive, a abertura da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), proposta por ela para investigar o caso. Até o momento, ela tem o apoio somente de quatro membros da oposição ao governador Pedro Taques (PSDB). São necessárias oito assinaturas para abrir a comissão.

 

“Queremos Justiça o quanto antes. É desgastante, emocionalmente, o que venho passando”, afirmou.

 

Mandantes

 

A deputada Janaina Riva disse ainda esperar o avanço das investigações para saber quem são os responsáveis por orquestrar os grampos.

 

Na última terça-feira (23), o juiz de Direito Marcos Faleiros, da 11ª Vara de Crimes Militares da Comarca de Cuiabá, decretou a prisão preventiva do coronel PM Zaqueu Barbosa, ex-comandante-geral da PM de Mato Grosso, e do cabo Gerson Ferreira Gouveia Júnior, acusados de participação no esquema.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Presidente do TJ abre investigação sigilosa sobre grampos ilegais

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia