Cuiabá, Sexta-Feira, 8 de Agosto de 2025
LOTEAMENTO NO ALENCASTRO
28.03.2010 | 07h21 Tamanho do texto A- A+

Para enfraquecer Mendes, WS entrega cargos e coopta PRTB

Prefeito tucano manobra em busca de apoio e altera até a composição na Câmara Municipal

MidiaNews

Wilson Santos mira base partidária de Mauro Mendes para enfraquecer empresário

Wilson Santos mira base partidária de Mauro Mendes para enfraquecer empresário

RAFAEL COSTA
DA REDAÇÃO

Às vésperas de renunciar ao cargo para concorrer ao Governo do Estado, o prefeito Wilson Santos (PSDB) conseguiu cooptar o PRTB para somar no seu projeto de chegar ao Palácio Paiaguás, após se comprometer a nomear o vereador Néviton Fagundes para a Secretária de Esportes e Lazer, até quarta-feira (31), em substituição ao pedetista Aurélio Augusto. O tucano repassa o Palácio Alencastro ao vice-prefeito Chico Galindo (PTB) no dia 2 de abril.

Santos e Galindo se reuniram na manhã de sábado (27), na Governança Integrada (um dos gabinetes de despacho do prefeito) com representantes da Executiva Municipal do PRTB e mais os vereadores Néviton Fagundes e Totó César.

Conforme MidiaNews apurou, em troca da entrega do cargo de primeiro escalão, que controla orçamento anual de R$ 12 milhões, Santos exigiu apoio do partido à sua candidatura ao Governo do Estado. Galindo, por sua vez, exigiu fidelidade da legenda a sua gestão, o que foi aceito de imediato.

Mais cargos

Ficou acertada, ainda, a indicação do candidato derrotado a vereador, Manoel Messias Nery de Souza, o "Professor Messias", para a Diretoria de Agricultura, cargo de segundo escalão ligado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Turismo.

Anteriormente, o PRTB estava incorporado ao "Movimento Mato Grosso Muito Mais", que ainda reúne PPS, PV, PMN, PRB e PSC, em apoio à candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Governo do Estado.

Com a ocupação de cargos nos primeiros e segundo escalões do Palácio Alencastro, o presidente do diretório estadual do PRTB, Samuel Lemes, vai retirar o indicativo de apoio a Mendes. Agora, a legenda vai integrar o arco de alianças com PSDB, DEM e PTB, em favor da candidatura de Wilson Santos.

Estratégia tucana

Conforme Midianews antecipou, a oferta do cargo faz parte de uma estratégia de Santos para desestabilizar a campanha de Mauro Mendes e deixá-lo isolado politicamente até o mês de junho, período marcado pelas convenções. Ou seja, momento em que os partidos oficializam candidaturas e apoio político. 

O prefeito já conseguiu provocar um racha interno no PPS, entregando a Secretaria de Trabalho, Emprego e Turismo ao primeiro secretário-geral da legenda socialista, Elismar Bezerra.

Ao mesmo tempo, se aproximou do vice-presidente do diretório estadual do PPS, vereador Ivan Evangelista, para enfraquecer na legenda as articulações do deputado e presidente da executiva do partido em Mato Grosso, Percival Muniz. O parlamentar é um dos articuladores da candidatura de Mauro Mendes ao Palácio Paiaguás.

Embora negue publicamente, Santos teme a presença do empresário no cenário eleitoral, uma vez que teria que dividir votos com aquele que enfrentou no segundo turno da eleição municipal e aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto em Cuiabá, maior colégio eleitoral do Estado.

Acomodação política

A ida do vereador Néviton Fagundes para a Secretaria de Esportes e Lazer faz parte de uma engenharia política feita em comum acordo, envolvendo as executivas municipais e estaduais do PRTB e o Palácio Alencastro.

Com a nomeação do parlamentar, a vaga ficará com o primeiro suplente, Macrean dos Santos, atual presidente do diretório municipal do PRTB. A posse já está marcada para o dia 6 de abril.

No diálogo que durou pouco mais de 40 minutos, neste sábado pela manhã, ficou acertado ainda que o vereador Totó César irá se licenciar da Câmara Municipal de Cuiabá pelo período de 121 dias.

Assim, abrirá espaço ao candidato derrotado a vereador Wilson Nonato da Silva, o "Wilson Quero-Quero". Anteriormente, estava prometida a ele a Coordenação Tapa-Buraco da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe).

Agora, com a certeza de que assumirá a vaga de vereador que será aberta com a licença de Totó César por "motivos de saúde", desistiu de ocupar o cargo de segundo escalão para permanecer no parlamento cuiabano por, no mínimo, quatro meses.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
15 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Carlos Pedroza  28.03.10 21h24
É chegada a hora de acabarmos de uma vez com os politicos carreiristas. Veja o WS, que está há 21 anos na politica. Para que continuar? por que não contribuir com a sociedade de outra forma? por que não monta uma empresa e gera empreços e renda para o municipio? vai querer manar no poder publico até quando? politico não pode ser profissão e meio de vida. Chega, temos que renovar e oxigenar a administração publica.
0
0
luiz fernando  28.03.10 21h15
Apesar de ter 2 vereadores o PRTB é um partido fraco e inexpressivo, o prof. Néviton esta totalmente queimado na sua base eleitoral (três barras) e tem sido até expulso de festa no bairro. ótimo apoio pro prefeito buraqueiro de Cuiabá.
0
0
marcio sol nascente  28.03.10 16h01
essa tatica vai tudo por agua abaixo espere pra ver xavier ta vivo e so esperando para agir na hora e no momento certo.
0
0
Fabio da pref  28.03.10 15h23
É isso ai meu professor Wilson santos,mostra para esses politicos como ensinar uma aula de historia de mato grosso, porque de mato grosso eles só querem nossa riqueza, e enganar o povo cuiabano, porq enquanto vc está andando de versalles eles estão de jato pra lá e prá gastando nosso dinheiro enquanto está faltando saúde, educação, e segurannça.Há ainda sem falar que segurança só tem o sinval.Manda essa turma do bezerra esquecer o poder porque agora a hora é do nosso glorioso Wilson Pereira dos Santos.Meu querido professor q até hoje não esqueço.Não se entregar as lorotas desses cara ai não porq vc já é o futuro governador e o povo cuiabano está com vc,Adeus turma da botina Só salva blairo maggi e Erai.Quem sabe eles não está com Wilson debaixo dos bastidores.
0
0
FIRMINO FIGUEIREDO  28.03.10 13h45
PELO QUE ME CONSTA COMO FILIADO DO PRTB,O PREFEITO ESTÁ APENAS CUMPRINDO PARTE DE SUA DIVIDA DE CAMPANHA DE 2008,POIS A CAMPANHA DE 2010, NADA TEM A VER COM ESSE CONTENCIOSO. QUERO VER O DR. SAMUEL AVALIZAR ESSE ACORDO IMPOSTO PELO PINOQUIO AOS VEREADORES E AO DIRETORIO MUNICIPAL. É VIVER PARA CONFERIR !!!
0
0