Às vésperas de renunciar ao cargo para concorrer ao Governo do Estado, o prefeito Wilson Santos (PSDB) conseguiu cooptar o PRTB para somar no seu projeto de chegar ao Palácio Paiaguás, após se comprometer a nomear o vereador Néviton Fagundes para a Secretária de Esportes e Lazer, até quarta-feira (31), em substituição ao pedetista Aurélio Augusto. O tucano repassa o Palácio Alencastro ao vice-prefeito Chico Galindo (PTB) no dia 2 de abril.
Santos e Galindo se reuniram na manhã de sábado (27), na Governança Integrada (um dos gabinetes de despacho do prefeito) com representantes da Executiva Municipal do PRTB e mais os vereadores Néviton Fagundes e Totó César.
Conforme MidiaNews apurou, em troca da entrega do cargo de primeiro escalão, que controla orçamento anual de R$ 12 milhões, Santos exigiu apoio do partido à sua candidatura ao Governo do Estado. Galindo, por sua vez, exigiu fidelidade da legenda a sua gestão, o que foi aceito de imediato.
Mais cargos
Ficou acertada, ainda, a indicação do candidato derrotado a vereador, Manoel Messias Nery de Souza, o "Professor Messias", para a Diretoria de Agricultura, cargo de segundo escalão ligado à Secretaria de Trabalho, Emprego e Turismo.
Anteriormente, o PRTB estava incorporado ao "Movimento Mato Grosso Muito Mais", que ainda reúne PPS, PV, PMN, PRB e PSC, em apoio à candidatura do empresário Mauro Mendes (PSB) ao Governo do Estado.
Com a ocupação de cargos nos primeiros e segundo escalões do Palácio Alencastro, o presidente do diretório estadual do PRTB, Samuel Lemes, vai retirar o indicativo de apoio a Mendes. Agora, a legenda vai integrar o arco de alianças com PSDB, DEM e PTB, em favor da candidatura de Wilson Santos.
Estratégia tucana
Conforme Midianews antecipou, a oferta do cargo faz parte de uma estratégia de Santos para desestabilizar a campanha de Mauro Mendes e deixá-lo isolado politicamente até o mês de junho, período marcado pelas convenções. Ou seja, momento em que os partidos oficializam candidaturas e apoio político.
O prefeito já conseguiu provocar um racha interno no PPS, entregando a Secretaria de Trabalho, Emprego e Turismo ao primeiro secretário-geral da legenda socialista, Elismar Bezerra.
Ao mesmo tempo, se aproximou do vice-presidente do diretório estadual do PPS, vereador Ivan Evangelista, para enfraquecer na legenda as articulações do deputado e presidente da executiva do partido em Mato Grosso, Percival Muniz. O parlamentar é um dos articuladores da candidatura de Mauro Mendes ao Palácio Paiaguás.
Embora negue publicamente, Santos teme a presença do empresário no cenário eleitoral, uma vez que teria que dividir votos com aquele que enfrentou no segundo turno da eleição municipal e aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto em Cuiabá, maior colégio eleitoral do Estado.
Acomodação política
A ida do vereador Néviton Fagundes para a Secretaria de Esportes e Lazer faz parte de uma engenharia política feita em comum acordo, envolvendo as executivas municipais e estaduais do PRTB e o Palácio Alencastro.
Com a nomeação do parlamentar, a vaga ficará com o primeiro suplente, Macrean dos Santos, atual presidente do diretório municipal do PRTB. A posse já está marcada para o dia 6 de abril.
No diálogo que durou pouco mais de 40 minutos, neste sábado pela manhã, ficou acertado ainda que o vereador Totó César irá se licenciar da Câmara Municipal de Cuiabá pelo período de 121 dias.
Assim, abrirá espaço ao candidato derrotado a vereador Wilson Nonato da Silva, o "Wilson Quero-Quero". Anteriormente, estava prometida a ele a Coordenação Tapa-Buraco da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfe).
Agora, com a certeza de que assumirá a vaga de vereador que será aberta com a licença de Totó César por "motivos de saúde", desistiu de ocupar o cargo de segundo escalão para permanecer no parlamento cuiabano por, no mínimo, quatro meses.