Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
CORRUPÇÃO; VEJA
28.10.2021 | 10h10 Tamanho do texto A- A+

PF apreende veículos de luxo e até uma lancha no Lago de Manso

Ação foi deflagrada na manhã desta quinta e resultou na prisão do ex-secretário Célio Rodrigues

Divulgação/PF

Lancha foi apreendida pela PF no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães

Lancha foi apreendida pela PF no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães

CÍNTIA BORGES
DA REDAÇÃO

Deflagrada nas primeiras horas desta quinta-feira (28), a Operação Cupincha - segunda fase da Curare - apreendeu carros de luxo e até uma lancha.

 

Além disso, durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, os policiais federais recolheram documentos, computadores e celulares, que deverão auxiliar na continuidade das investigações.

 

Dois veículos - sendo uma Toyota Hilux SW4 modelo 2021, e o outro uma Mercedes Classe GLC - foram apreendidos em Curitiba (PR). Já lancha foi apreendida no Lago do Manso, em Chapada dos Guimarães.

 

Os mandados foram expedidos pelo juiz Jeferson Schneider, da 5ª Vara Federal de Mato Grosso, e estão sob sigilo.

 

A Operação Cupincha, que investigou desvios na Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá, foi deflagrada visando a realização de diligências investigativas, bem como de identificação e de bloqueio patrimonial, em decorrência de supostos atos de corrupção e lavagem de capitais. 

  

Um dos presos é o ex-secretário de Saúde de Cuiabá, Célio Rodrigues, que estava afastado do cargo desde 30 de julho deste ano. O outro é seu sócio, o empresário Paulo Roberto de Souza Jamur, que foi preso em Curitiba (PR). Um terceiro mandado de prisão ainda não foi cumprido.

 

A chegada de Rodrigues na sede da Polícia Federal foi flagrada pela reportagem da TV Vila Real (veja vídeo abaixo).

 

A Polícia Federal também encaminhou vídeos de mandados cumpridos em diversos endereços da Capital. Um deles foi na sede da empresa Hipermed Serviços Médicos Hospitalares. Houve também buscas e apreensões na sede da Cervejaria Cuyabana, em Várzea Grande.

  

Um outro vídeo mostra os agentes da PF vasculhando a residência de Célio Rodrigues.

  

Veja vídeos:

 

 

 

 

Esquema na Saúde

 

A Polícia Federal apurou na primeira fase da Operação Curare que um grupo empresarial, que fornece serviços à Secretaria Municipal de Saúde, recebeu, entre os anos de 2019 e 2021, mais de R$ 100 milhões.

 

De acordo com as investigações, o grupo manteve-se à frente dos serviços públicos mediante o pagamento de vantagens indevidas, seja de forma direta ou por intermédio de empresas de consultoria, turismo ou até mesmo recém-transformadas para o ramo da saúde. 

 

Após o ingresso dos recursos nas contas das empresas intermediárias, muitas vezes com atividades econômicas incompatíveis, os valores passavam a ser movimentados, de forma fracionada, por meio de saques eletrônicos e cheques avulsos, de forma a tentar ocultar o real destinatário dos recursos. 

 

A movimentação financeira também se dava nas contas bancárias de pessoas físicas, em geral vinculadas às empresas intermediárias, que se encarregavam de igualmente efetuar saques e emitir cheques, visando a dissimulação dos eventuais beneficiários. 

 

Paralelamente, o grupo empresarial investigado na primeira fase da Operação Curare promovia supostas “quarteirizações” de contratos administrativos, que viriam a beneficiar, em última instância, o servidor responsável pelas contratações com a Secretaria Municipal de Saúde e Empresa Cuiabana de Saúde Pública, incluindo o pagamento de suas despesas pessoais. 

 

O nível de aproximação entre as atividades públicas e privadas dos investigados envolveu a aquisição de uma cervejaria artesanal, em que se associaram, de forma oculta, o então servidor público e o proprietário do grupo empresarial investigado. 

 

Leia mais sobre o assunto:

 

PF: grupo empresarial recebeu mais de R$ 100 milhões em 2 anos

 

PF prende ex-secretário de Emanuel por esquema na Saúde

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

GALERIA DE FOTOS
PF

Operação Curare II

Rogério Florentino/OD

Celio Rodrigues - Preso

Rogério Florentino/Olhar Direto

PF na Cuyabana

PF

PF_CurareII

PF

Carro apreendido Curare II

PF

Carro apreendido Curare II




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
1 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Juan Jamirez  28.10.21 11h33
Lancha, Mercedes e Hilux, esses são os presentes para você, que anda de ônibus e briga por causa de políticos, porque seu candidato é melhor que o do outro.
79
1