O deputado Airton Português (PSD) cobrou do secretário extraordinário da Copa, Eder Moraes, quais projetos serão desenvolvidos pelo Estado no entorno de Cuiabá para a Copa do Mundo na área do turismo, em especial na cidade de Cáceres, um destinos indutores turísticos de Mato Grosso. O secretário da Secopa prestou esclarecimento sobre os projetos tocados pelo Governo à Comissão Especial de Acompanhamento das Obras da Copa no Legislativo estadual.
Português lembrou que o município de Cáceres além de ser um dos destinos indutores do turismo mato-grossense, necessita de ações estruturais para melhorar a recepção aos turistas. Entre as ações do Estado estão previstos investimentos que devem beneficiar o município com qualificação profissional e o Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), do Ministério do Turismo, cujo valor total de financiamento total para Mato Grosso deve ficar em aproximadamente R $ 400 milhões para aplicação em obras de infraestrutura e fortalecimento de atividades turísticas.
Português frisou que entre as ações prioritárias para melhoria do turismo em Cáceres estão a reforma completa do Aeroporto Nelson Dantas, revitalização da orla do rio Paraguai e qualificação dos profissionais que atuam nos segmentos turísticos. Mesmo com uma pista de 1.600 metros, o aeroporto não opera vôos noturnos e requer melhorias urgentes na infraestrutura.
Durante a reunião, Airton Português também solicitou ao gestor da Secopa se há definição do tarifário de passagem do sistema de Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) que será implantado em Cuiabá. "Nossa preocupação é saber se o valor a ser cobrado não será alto para o trabalhador que utilizará o sistema. Temos um transporte caro em Mato Grosso e mesmo com a modernidade que o VLT trará para o transporte na Capital, não podemos ter uma tarifa que não seja acessível", argumentou o parlamentar. Segundo o gestor da Secopa, o valor da tarifa está sendo definido em um estudo técnico conduzido pela secretaria e conforme Eder Moraes, a tarifa não terá alto valor em vista do subsídio que será dado pelo Governo do Estado.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|