Cuiabá, Terça-Feira, 1 de Julho de 2025
EDUCAÇÃO; LISTA
16.01.2023 | 11h30 Tamanho do texto A- A+

Projeção mostra MT entre os estados com maior IDH do Brasil

Com 0,823, o índice do Estado é considerado "muito alto"; Mato Grosso está em 8ª entre os dez melhores

David Borges

O secretário de Estado de Educação Alan Porto

O secretário de Estado de Educação Alan Porto

VITÓRIA GOMES
DA REDAÇÃO

Uma projeção feita pela página Brasil em Mapas do Instagram mostra que Mato Grosso será um dos estados do Brasil com o maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) entre 2023 e 2024.

 

O IDH é uma unidade de medida utilizada para aferir o grau de desenvolvimento de uma determinada sociedade nos quesitos de educação, saúde e renda.

  

Os dados mostram que Mato Grosso com 0,823 de IDH, considerado “muito alto” na classificação dos estados do país, ou seja, acima de 0,800.

  

Na projeção, o Estado aparece em oitavo lugar, atrás de Brasília, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul.

  

Nesta pesquisa foi também observado que todos os estados apresentariam índice alto, ou seja, maior que 0,700.

  

No mapeamento feito por Estado, é possível observar que o índice muito alto atinge a porção Centro-Sul do país, enquanto o índice alto atingiu a porção Norte-Nordeste.

  

De acordo com os dados de crescimento com base no IDH-M do período de 2010-2017 o índice do Brasil estaria projetado em 2023-2024 em média 0.808, considerado "muito alto".

  

A projeção foi feita com base no Relatório de Desenvolvimento Humano do Brasil (RDH-ONU), no Atlas de Desenvolvimento Humano e Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD). Foram descontados os anos de pandemia.

 

Veja:

 

 

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia