Cuiabá, Terça-Feira, 17 de Fevereiro de 2026
PUXADORES DE VOTO
17.02.2026 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Sigla reúne secretários e deputados e quer eleger 3 na AL; lista

PRD fará parte do grupo do governador Mauro Mendes e tenta representantes no Legislativo a partir de 2027

Victor Ostetti/MidiaNews

O presidente da Federação PRD e Solidariedade, ex-secretário Mauro Carvalho Junior, promete surpresa na eleição

O presidente da Federação PRD e Solidariedade, ex-secretário Mauro Carvalho Junior, promete surpresa na eleição

JONAS DA SILVA
DA REDAÇÃO

presidente da Federação PRD–Solidariedade em Mato Grosso, ex-secretário-chefe da Casa Civil Mauro Carvalho, disse crer que o partido consiga eleger até três deputados em outubro para Assembleia Legislativa.

O PRD é um partido que está mais balanceado com nomes da chapa. Aqui eu estou fazendo uma chapa boa, viu?

 

Para isso, ele conta com atuais secretários do Governo como puxadores de voto, como Gilberto Figueiredo, da Saúde; e Allan Kardec, da Ciência Tecnologia e Inovação, além dos deputados Chico Guarnieri e Paulo Araújo. Os secretários se afastarão dos cargos no início de abril para a disputa, como determina a lei eleitoral.

 

Na lista do grupo estão ainda o ex-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Rondonópolis, Neles Walter de Farias, e os ex-prefeitos Nelson Paim (Poxoréu) e Alcino Barcellos (Pontes e Lacerda), entre outros.

 

Carvalho defende o grupo político como o mais apto para surpreender na eleição com deputados eleitos com menos votos entre os demais partidos. No caso, os grandes partidos têm nomes fortes com votação alta, o que inviabiliza quem tem menos votos na mesma chapa.

 

“O Chico Guarnieri está aqui. Ele não sai do partido. É fofoca. Hoje a melhor chapa que tem é o PRD. Se ele for para o Republicanos, o Podemos, ele está morto lá. Se for para a União Brasil, para o PP, é mesma coisa. É aqui que ele tem grande chance de eleição”, comparou em entrevista ao MidiaNews sobre o único deputado que a sigla tem.

 

Segundo Carvalho, o partido é um dos poucos que elegerá deputados abaixo ou em torno de 30 mil votos. “O PRD é um partido que está mais balanceado com nomes da chapa. Aqui eu estou fazendo uma chapa boa, viu?”, afirmou.

 

O raciocínio sobre o número de votos necessários é o cálculo atualmente que perturba e ocupa tempo dos principais pré-candidatos a deputado na Assembleia Legislativa.

 

E que em muitas eleições já significou ter mandato ou não. Esse número vai definir as mudanças partidárias entre 4 de março e 4 de abril, na janela partidária, quando parlamentares podem mudar de sigla sem perder o mandato.

 

Votado e não eleito

 

O caso do secretário Gilberto Figueiredo, que deve se filiar ao PRD, explica essa preocupação de dirigentes partidários e pré-candidatos com a quantidade de votos individuais para se eleger.

 

Na eleição de 2022, o secretário estava no União Brasil, teve mais votos do que 11 eleitos, com 28.248 votos válidos (1,62%).

 

Elizeu Nascimento (então no PL, e agora no Novo), com 22.415 votos e Juca do Guaraná (MDB), com 20.723 votos válidos foram os deputados eleitos com menos voto naquela eleição.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia