Cuiabá, Sexta-Feira, 18 de Julho de 2025
PARÁ
26.08.2011 | 01h31 Tamanho do texto A- A+

STF determina que todo o Pará vai decidir sobre divisão do Estado

Supremo referenda decisão sobre plebiscito que está marcado para o dia 15 de dezembro

IG

O Supremo Tribunal Federal (STF) acaba de decidir que todos os eleitores do Pará devem ser ouvidos no plebiscito que vai definir se aquele Estado deve ser dividido em três. A consulta popular vai ocorrer em dezembro. Nela, os paraenses vão dizer se são a favor da divisão do Estado em Carajás, Tapajós e Pará.

A dúvida era se apenas os eleitores das áreas que serão desmembradas - Tapajós e Carajás - teriam de ser ouvidos ou se todos os paraenses devem ser consultados. A decisão foi tomada por oito votos a um. A maioria dos ministros seguiu o voto do relator, José Antonio Dias Toffoli, que concluiu que a população do Pará vai ser diretamente afetada pela divisão e, portanto, todos os eleitores do Estado devem ser ouvidos.

Já o ministro Marco Aurélio Mello entendeu que todos os brasileiros teriam de ser consultados. Isso porque, com a criação de novos estados, o repasse financeiro da União teria de ser redividido. Com isso, a parte que cabe a cada Estado também seria diminuída. Mas, Marco Aurélio foi voto vencido.

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia