O acesso facilitado ao crédito para empreendedores e microempreendedores de Várzea Grande avançou mais um passo esta semana. Com foco em ampliar oportunidades, fortalecer pequenos negócios e impulsionar a economia local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo buscou, junto à Desenvolve MT, alternativas de financiamento mais acessíveis para quem empreende no município.
A secretária Fabyane Nagazawa e o subsecretário da pasta, Edu Sá, participaram de uma reunião institucional na Agência de Fomento do Estado de Mato Grosso – Desenvolve MT – com o objetivo de conhecer e alinhar as linhas de crédito que poderão ser ofertadas aos empreendedores atendidos pela Sala do Empreendedor de Várzea Grande.
Os representantes do município foram recebidos pelo gerente de Produtos e Programas da Desenvolve MT, Wilson Fernando de Andrade, e pela assessora técnico-especial, Julianna Castro. Segundo a agência, o encontro também teve caráter de alinhamento institucional em razão da mudança na gestão municipal. “Tivemos uma reunião de alinhamento por conta da mudança de secretária. Ela e o subsecretário vieram conhecer melhor a Desenvolve MT, as duas novas linhas que temos e também nos atualizar sobre as mudanças na gestão e no prédio”, explicou Wilson Andrade.
De acordo com a Desenvolve MT, a agência está expandindo sua atuação no interior do Estado, levando crédito a empreendedores locais que buscam ampliar seus negócios e gerar desenvolvimento econômico. Para isso, a cooperação com os municípios é considerada fundamental.
Fabyane Nagazawa destacou que a gestão municipal trabalha para facilitar o acesso ao crédito. “O processo é simples. Temos um convênio que estabelece as responsabilidades de cada parte. O município já conta com a Sala do Empreendedor, com espaço físico e apoio logístico para atendimento. A Desenvolve MT oferece capacitação para os agentes locais e suporte técnico, garantindo que o empreendedor tenha orientação e consiga esclarecer suas dúvidas sobre as linhas de crédito”, afirmou.
A parceria também prevê atuação conjunta na divulgação das oportunidades, ampliando o alcance das informações e fortalecendo o ecossistema de negócios de Várzea Grande. “As cooperações fazem com que o crédito alcance cada vez mais empreendedores em Mato Grosso”, reforçou a secretária.
Entre as linhas apresentadas estão opções de crédito facilitado de até R$ 15 mil, destinadas a jovens de 18 a 29 anos, mulheres empreendedoras e profissionais liberais, com taxa de juros de 0,50% ao mês, prazo de até 42 meses, carência de até seis meses e bônus de adimplência de 20% para pagamentos em dia.
Os recursos podem ser utilizados para capital de giro, aquisição de insumos, máquinas, equipamentos, softwares, matéria-prima, mercadorias para revenda e outros itens previstos nos programas. Podem acessar os financiamentos Microempreendedores Individuais (MEI), Microempresas (ME), Empresas de Pequeno Porte (EPP) e profissionais liberais que atendam aos critérios estabelecidos pela Desenvolve MT.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
|
0 Comentário(s).
|