Cuiabá, Quinta-Feira, 25 de Dezembro de 2025
FEX EMPACADO
13.12.2017 | 08h35 Tamanho do texto A- A+

Votação é adiada e bancada de MT corre contra o tempo

Recurso é aguardado pelo Governo do Estado para melhorar a situação econômica neste fim de ano

Reprodução

Senado Federal adiou votação do Projeto de Lei do FEX

Senado Federal adiou votação do Projeto de Lei do FEX

VINÍCIUS LEMOS
DA REDAÇÃO

O Senado adiou, nesta terça-feira (12), a votação do Projeto de Lei do Fundo de Auxílio Financeiro para Fomento das Exportações (FEX). A expectativa é de que o item seja votado nesta quarta (13), após o plenário aprovar o pedido para que o procedimento seja analisado em regime de urgência.

 

A bancada de Mato Grosso articula para o texto ser votado logo, sob pena de os recursos não chegarem em 2017.

 

O FEX é o recurso mais aguardado pelo Governo para melhorar a situação econômica em Mato Grosso neste final de ano.

 

O fundo é repassado todos os anos pelo Governo Federal aos Estados, como uma forma de compensação pelas perdas com a Lei Kandir - que trata da isenção do ICMS nos produtos de exportação. Neste ano, o montante devido em todo o Brasil é de R$ 1,9 bilhão, que serão divididos entre todos os Estados e o Distrito Federal.

 

Para que o valor seja entregue aos Estados, é necessário o aval do Senado Federal e da Câmara dos Deputados. No dia 6, após permanecer duas semanas emperrado na Câmara, o projeto foi aprovado e seguiu para o Senado.

 

Desde que o texto chegou ao Senado, representantes mato-grossenses na Casa tentaram acelerar o procedimento, para que entre em votação ainda nesta semana.

 

Nesta terça-feira, a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou o Projeto. Posteriormente, o plenário da Casa aprovou o regime de urgência.

 

Desta forma, o procedimento poderia entrar em votação nesta terça-feira, porém acabou sendo adiado, pois havia outras pautas consideradas prioritárias.

 

Em um vídeo publicado em sua rede social, o senador José Medeiros (Podemos) apareceu ao lado do presidente do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE), e comentou que a Casa estava tentando acelerar a votação do projeto sobre o FEX.

 

“Correndo aqui para votar o FEX", disse Oliveira, durante o vídeo de Medeiros.

 

Depois do adiamento da votação nesta terça-feira, senadores mato-grossenses planejam uma articulação para garantir que a votação aconteça hoje. Eles acreditam que o FEX precisa ser votado ainda nesta semana, pois caso seja adiado novamente, os recursos poderão vir para o Estado somente no próximo ano, em razão do recesso parlamentar.

 

Os repasses

 

Conforme o Projeto de Lei, o montante deverá ser entregue em parcela única, a partir de dezembro deste ano, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municípios. A entrega de recursos será conforme definido pela Secretaria do Tesouro Nacional do Ministério da Fazenda.

 

O Projeto define que as parcelas pertencentes a cada Estado serão proporcionais aos coeficientes individuais determinados pela Lei.

  

“Do montante dos recursos que cabe a cada Estado, a União entregará diretamente ao próprio Estado setenta e cinco por cento e, aos seus Municípios, vinte e cinco por cento”, diz trecho do projeto.

 

Leia mais sobre o assunto:

 

Câmara aprova FEX e projeto será analisado pelo Senado Federal

 

Taques afirma que R$ 500 mi do FEX pagarão Saúde e fornecedores

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia