Cuiabá, Terça-Feira, 16 de Setembro de 2025
LUTO NO CINEMA
16.09.2025 | 09h30 Tamanho do texto A- A+

Ator e diretor Robert Redford morre aos 89 anos

Artista é considerado um dos maiores nomes da história do cinema norte-americano

Reprodução

O ator e diretor Robert Redford

O ator e diretor Robert Redford

DA ISTOÉ

O ator e diretor Robert Redford, um dos maiores nomes da história do cinema norte-americano, morreu na madrugada desta terça-feira, 16, aos 89 anos, em sua casa, nas montanhas próximas a Provo, em Utah.

 

A informação foi confirmada por Cindi Berger, executiva da Rogers & Cowan PMK, empresa responsável por sua assessoria, e divulgada pelo jornal The New York Times. Segundo Berger, o artista faleceu enquanto dormia. A causa da morte não foi divulgada.

 

Considerado um dos grandes galãs de Hollywood nos anos 1960 e 1970, Redford se destacou por aliar carisma a projetos que buscavam discutir temas relevantes para a sociedade americana.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Como ator, estrelou clássicos como “Butch Cassidy” (Butch Cassidy and the Sundance Kid, 1969), “Golpe de Mestre” (The Sting, 1973), que lhe rendeu sua única indicação ao Oscar como intérprete, “Todos os Homens do Presidente” (All the President’s Men, 1976), sobre o escândalo de Watergate, e “Entre Dois Amores” (Out of Africa, 1985), ao lado de Meryl Streep.

 

A trajetória de Redford também foi marcada por parcerias icônicas com atrizes como Jane Fonda, em “Descalços no Parque” (1967), e Barbra Streisand, em “Nosso Amor de Ontem” (1973).

 

Na direção, conquistou logo no primeiro trabalho, “Gente Como a Gente” (Ordinary People, 1980), o Oscar de Melhor Diretor. O longa também levou a estatueta de Melhor Filme, consolidando Redford como cineasta respeitado.

 

Entre outros trabalhos na função, destacam-se “Nada é por Acaso” (The Milagro Beanfield War, 1988), “Nada é para Sempre” (A River Runs Through It, 1992) e “Quiz Show – A Verdade dos Bastidores“ (1994), indicado a quatro Oscars, incluindo Melhor Filme e Melhor Diretor.

 

Além da carreira artística, Robert Redford deixa um legado cultural como fundador do Sundance Institute, em 1981, e responsável por transformar o Festival de Sundance, em Utah, em uma das principais vitrines mundiais do cinema independente.

 

Fora das telas, também foi reconhecido como ativista ambiental e defensor de causas sociais, reforçando a imagem de um artista comprometido em unir entretenimento, consciência cultural e engajamento político.

 

Fonte: https://istoe.com.br/ator-e-diretor-robert-redford-morre-aos-89-anos




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia