O programa Cipem na Estrada esteve na região de Aripuanã, entre os dias 10 e 13 de setembro, promovendo uma agenda intensa de reuniões, participação em eventos institucionais e fortalecimento do diálogo com empresários e autoridades locais.
O presidente do Centro das Indústrias Produtoras e Exportadoras de Madeira de Mato Grosso (Cipem), Ednei Blasius, visitou indústrias do município e do Distrito de Conselvan, acompanhou a produção em manejos da região e ouviu as demandas do setor e compartilhou informações sobre a atuação da entidade em defesa da base florestal.
Durante a agenda, Blasius também participou da inauguração da nova sede do Sindicato das Indústrias de Laminados de Mato Grosso (Sindilam) e marcou presença na Festa do Peão de Boiadeiro de Aripuanã, um dos principais eventos culturais e tradicionais do município.
Produção sustentável- Para a empresária Fabiana Aguilar, da Brasil Wood, o manejo florestal é a chave para garantir a continuidade da atividade e a sustentabilidade da floresta.
“Uma madeira colhida passa pelas mãos de cerca de 30 trabalhadores, gerando emprego, renda e movimentando a economia regional. Através do manejo florestal conseguimos dar continuidade para as futuras gerações no setor, mantendo a floresta em pé, que é o mais importante. Infelizmente, alguns entraves vêm dificultando a atuação, principalmente com o aumento da burocracia”, destacou.
O empresário Nei Mason, da SM Madeiras, ressaltou as incertezas provocadas pela sobretarifa imposta pelo governo norte-americano.
“Estamos muito apreensivos, pois não temos clareza sobre o que será tarifado. Além disso, se deixarmos de vender para os Estados Unidos, que é um mercado importante, haverá aumento da oferta dos nossos produtos internamente, o que pode levar à desvalorização”, alertou.
O presidente Ednei Blasius explicou que o Cipem, junto com a Federação das Indústrias de Mato Grosso (Fiemt) e a Confederação Nacional das Indústrias (CNI), está acompanhando de perto as negociações e cobrando do governo federal uma postura mais efetiva para garantir a competitividade do setor e a reaproximação com o mercado norte-americano.
Nova sede do Sindilam
A agenda em Aripuanã também foi marcada pela inauguração da nova sede do Sindilam, realizada no dia 11 de setembro. O presidente do Cipem, Ednei Blasius, destacou o papel estratégico da entidade sindical para o desenvolvimento regional.
“O fortalecimento e a representatividade do setor são fundamentais para garantir empregos, renda e desenvolvimento sustentável”, afirmou.
O presidente do Sindilam, Beto Torremocha, agradeceu o empenho coletivo para tornar o projeto realidade.
A cerimônia contou ainda com a presença da prefeita de Aripuanã, Seluir Peixer, da secretária de Estado de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, do presidente em exercício da Fiemt, deputado Carlos Avallone, da deputada Janaína Riva, do deputado estadual Dilmar Dal Bosco, e do presidente da Amef, Diogo Baicere.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
0 Comentário(s).
|