Os concursos de beleza não estão restritos aos palcos internacionais ou aos holofotes das grandes capitais.
No último ano, duas iniciativas brasileiras deram visibilidade a uma categoria muitas vezes invisibilizada: a dos garis.
Juiz de Fora (MG), no final de maio, e Distrito Federal, em outubro de 2024, elegeram os seus respectivos Miss e Mister Gari com eventos que mesclaram desfile, emoção e reconhecimento ao trabalho desses profissionais.
Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).
Na cidade mineira, a final do concurso celebrou este ano a sua 16ª edição, no palco do Sport Club da cidade mineira e teve como vencedores Juliana do Carmo, 38, e Sebastião Gomes, 70, ambos da varrição do centro da cidade.
Com apoio da prefeitura local, o concurso é organizado pela Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e teve em seu elenco deste ano 19 homens e 19 mulheres que trabalham na divisão.
Uma curiosidade é que, ao invés de estados ou municípios, os candidatos representaram diferentes setores operacionais da Demlurb, como capina, varrição, coleta, ecoponto e lavação.
Entre os critérios avaliados pelos jurados, estavam na lista simpatia, estilo, desenvoltura e desempenho no palco.
A iniciativa, segundo nota, tem objetivo de "promover a valorização e reconhecimento dos servidores e servidoras que atuam na limpeza urbana de Juiz de Fora".
Já no Distrito Federal, a competição celebrou no segundo semestre do ano passado sua 8ª edição em Ceilândia e coroou os varredores Jennifer Carvalho Barreto, 29, do lado feminino, e Tulio Cesar Schimaltz, 22, no masculino.
Com 45 participantes -sendo 15 homens e 30 mulheres-, o evento surgiu em 2015 e é promovido anualmente pelo SLU (Serviço de Limpeza Urbana) do DF, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social.
Os critérios de avaliação são bem semelhantes ao certame mineiro, e em Brasília houve desfile em traje típico de gari e em traje de gala.
Ambos os vencedores levaram para casa uma premiação em dinheiro de R$ 500 e duas bolsas de estudo: uma de inglês e outra de canto.
A próxima edição ainda não foi anunciada, mas deve acontecer novamente em outubro, na capital federal.
0 Comentário(s).
|