Cuiabá, Quinta-Feira, 7 de Agosto de 2025
SAIBA MAIS
04.08.2025 | 11h00 Tamanho do texto A- A+

Concursos elegem Miss e Mister Gari em diferentes estados

Iniciativas em Juiz de Fora e no Distrito Federal celebram autoestima, representatividade e reconhecimento dos profissionais da limpeza urbana

Reprodução

Miss e Mister Gari Imagens dos concursos Miss e Mister Gari do Distrito Federal (esq.) e de Juiz de Fora (dir.)

Miss e Mister Gari Imagens dos concursos Miss e Mister Gari do Distrito Federal (esq.) e de Juiz de Fora (dir.)

FÁBIO LUÍS DE PAULA
DA FOLHAPRESS

Os concursos de beleza não estão restritos aos palcos internacionais ou aos holofotes das grandes capitais.

 

No último ano, duas iniciativas brasileiras deram visibilidade a uma categoria muitas vezes invisibilizada: a dos garis.

 

Juiz de Fora (MG), no final de maio, e Distrito Federal, em outubro de 2024, elegeram os seus respectivos Miss e Mister Gari com eventos que mesclaram desfile, emoção e reconhecimento ao trabalho desses profissionais.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Na cidade mineira, a final do concurso celebrou este ano a sua 16ª edição, no palco do Sport Club da cidade mineira e teve como vencedores Juliana do Carmo, 38, e Sebastião Gomes, 70, ambos da varrição do centro da cidade.

 

Com apoio da prefeitura local, o concurso é organizado pela Demlurb (Departamento Municipal de Limpeza Urbana) e teve em seu elenco deste ano 19 homens e 19 mulheres que trabalham na divisão.

 

Uma curiosidade é que, ao invés de estados ou municípios, os candidatos representaram diferentes setores operacionais da Demlurb, como capina, varrição, coleta, ecoponto e lavação.

 

Entre os critérios avaliados pelos jurados, estavam na lista simpatia, estilo, desenvoltura e desempenho no palco.

 

A iniciativa, segundo nota, tem objetivo de "promover a valorização e reconhecimento dos servidores e servidoras que atuam na limpeza urbana de Juiz de Fora".

 

Já no Distrito Federal, a competição celebrou no segundo semestre do ano passado sua 8ª edição em Ceilândia e coroou os varredores Jennifer Carvalho Barreto, 29, do lado feminino, e Tulio Cesar Schimaltz, 22, no masculino.

 

Com 45 participantes -sendo 15 homens e 30 mulheres-, o evento surgiu em 2015 e é promovido anualmente pelo SLU (Serviço de Limpeza Urbana) do DF, com apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social.

 

Os critérios de avaliação são bem semelhantes ao certame mineiro, e em Brasília houve desfile em traje típico de gari e em traje de gala.

 

Ambos os vencedores levaram para casa uma premiação em dinheiro de R$ 500 e duas bolsas de estudo: uma de inglês e outra de canto.

 

A próxima edição ainda não foi anunciada, mas deve acontecer novamente em outubro, na capital federal.




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia