Cuiabá, Sábado, 2 de Agosto de 2025
FIM DE UMA ERA
14.01.2025 | 14h00 Tamanho do texto A- A+

Filtros de beleza do Instagram vão sumir a partir de hoje

O anúncio sobre o fim dos filtros de terceiros foi feito em agosto de 2024

Reprodução/Instagram

A influenciadora Virginia Fonseca disse que deixou de usar filtros que modificam a estética do rosto

A influenciadora Virginia Fonseca disse que deixou de usar filtros que modificam a estética do rosto

DO UOL

A partir desta terça-feira (14), o Instagram descontinuará todos os filtros desenvolvidos por terceiros, incluindo os de joguinhos e os de beleza. Apenas os filtros criados pela Meta permanecerão disponíveis.

 

O anúncio sobre o fim dos filtros de terceiros foi feito em agosto de 2024. À época, o Instagram informou que desativaria a plataforma Spark, utilizada por criadores e marcas para desenvolver aplicações e filtros de realidade aumentada — tecnologia que mescla elementos digitais com o mundo real.

 

Com o encerramento da plataforma, os filtros de criadores independentes e marcas deixarão de ser oferecidos. Apenas os filtros desenvolvidos pela própria Meta estarão disponíveis no Instagram, Messenger e Facebook a partir de hoje.

 

Entre no grupo do MidiaNews no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).

Não custa lembrar que, apesar da remoção do Instagram, as pessoas poderão aplicar filtros usando outros apps. A grande mudança é que os filtros de terceiros não estarão mais disponíveis para uso dentro direto nas plataformas da Meta.

 

Com o fim dos filtros no Instagram, há uma série de apps que podem ajudar nas edições de selfies. No FaceTune, por exemplo, é possível alterar o tom de pele, mudar tipo de cabelo e reduzir medidas do rosto.

 

Já o FaceApp permite desfocar e até mudar o fundo de fotos, incluir sorriso (mesmo em fotos em que a pessoa saia triste), além de várias configurações de rosto (como cor, cabelo, lábios, olhos, delineado de gatinho, etc). Os apps de edição de vídeo, como o CapCut e Videoleap, ainda permitem incluir filtros em gravações.

 

Empresa não dá detalhes sobre razão do fim dos filtros. Diz apenas que decisão ?é parte de esforços para focar em produtos que vão atender melhor às necessidades futuras de nossos consumidores e clientes corporativos?.

 

Filtros de realidade aumentada foram lançados inicialmente em 2017 no Instagram. A funcionalidade foi ?copiada? do Snapchat, assim como os stories. De acordo com a Meta, mais de 600 mil pessoas, de mais de 190 países, criaram filtros na plataforma.

 

Para achar os filtros oficiais da Meta, basta acessar o perfil do Instagram ou do Facebook na rede social. Na sequência, toque no ícone de três estrelas e navegue pelos filtros disponíveis.

 

Críticas aos efeitos

 

Criadores de filtros criticam o fim do recurso. Em página do Facebook com discussão sobre o assunto, o criador Antônio Augusto Almeida, por exemplo, diz que gastou horas desenvolvendo um filtro a pedido de uma clínica de saúde, e que agora não receberá mais pelo trabalho, já que a função será descontinuada.

 

Outros criadores publicaram no grupo dizendo que o fim estava próximo e pedindo para que a empresa não acabe com o ?Meta Spark Studio? [a ferramenta que permite criar e publicar filtros].

 

Filtros de beleza passaram a ser alvo de escrutínio. Em 2019, o Instagram informou que removeria filtros de stories que simulavam procedimentos estéticos e cirurgias plásticas.

 

Em setembro de 2022, uma matéria do jornal norte-americano New York Times citava como os filtros de redes sociais estavam causando uma ?obsessão pela simetria facial? e levando as pessoas a fazerem procedimentos estéticos para ficarem parecidos com os filtros.

 

Informações sobre como um efeito pode mudar a aparência também serão fornecidas. O TikTok também promete realizar ações para conscientizar os criadores de filtros sobre como alguns efeitos podem causar consequências não intencionais.

 

Essas ações foram tomadas após uma pesquisa encomendada pelo TikTok. O relatório final, chamado ?Sem filtro: o papel da autenticidade, pertencimento e conexão? (tradução livre), revelou percepções ?sobre o uso de efeitos pelos adolescentes e o impacto que isso tem no seu senso de identidade?, afirmou nota da plataforma.

 

Os pais e os próprios adolescentes se mostraram preocupados com os efeitos da aparência. Também apontaram que, muitas vezes, não é possível perceber que um conteúdo foi alterado.

 

Fonte: https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2025/01/14/fim-filtro-instagram.htm

 




Clique aqui e faça seu comentário


COMENTÁRIOS
0 Comentário(s).

COMENTE
Nome:
E-Mail:
Dados opcionais:
Comentário:
Marque "Não sou um robô:"
ATENÇÃO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do MidiaNews. Comentários ofensivos, que violem a lei ou o direito de terceiros, serão vetados pelo moderador.

FECHAR

Preencha o formulário e seja o primeiro a comentar esta notícia